Se você fizer uma rápida pesquisa no Google, vai encontrar milhares de ferramentas para Arquitetos e Designers disponíveis no mercado. Mas quais são as mais eficientes?
Entre 2019 e 2021, o setor de tecnologia cresceu 118%, segundo o Empresômetro, empresa de inteligência de negócios. Esse aumento segue a evolução exponencial da integração do marketing digital nas rotinas de milhares de profissionais, mas também deixa mais complexa a tarefa de identificar e implementar ferramentas que atendam às dinâmicas do mercado e os objetivos do negócio.
Para ajudarmos nesse desafio, selecionamos as 10 ferramentas mais importantes para o seu escritório, desde BIM até recursos para melhorar a sua gestão e facilitar a sua vida na arquitetura do jeito certo. Confira:
1 – Refresher Trends
O Refresher é uma ferramenta gratuita para a criação de Briefings e Pré-Briefings que identificam o estilo do seu cliente utilizando Inteligência Artificial. Dentro do Refresher, você ainda tem acesso a um painel de captação de clientes com recursos completos para o monitoramento de status de projetos e ambientes, produção de Briefings e Modelos de Contratos. Confira abaixo alguns dos recursos disponíveis:
- Programa de Necessidades: Um documento com todos os ambientes, metragens e requisitos para a criação de um projeto de arquitetura. Ele é feito a partir das informações passadas pelo cliente e tem como objetivo registrar quais são as necessidades específicas de cada projeto.
- Detector de Estilos: Criado a partir de inteligência artificial com o objetivo de diminuir alterações em projetos de arquitetura e design de interiores. Já pensou ter um resultado de quantos por cento o seu cliente gosta de determinados estilos de arquitetura? É super legal, faça o seu teste clicando aqui
- Conteúdos gratuitos: O Refresher ainda tem milhares de conteúdos relevantes com Moodboards, tendências e Wishlists prontas para você usar em seus projetos e para melhorar a sua presença digital.
2 – Promob
Para a finalidade de planejar móveis, a Promob oferece soluções tanto para marceneiros, bem como para arquitetos, é uma ferramenta útil na gora de criar projetos, porque traz diferentes módulos integrados a ela, como o de orçamento, construtor de objetos, importação de arquivos 3D, entre outros.
A empresa ainda oferece cursos que vão de R$ 149,00 a R$ 300,00 no modo EAD para melhorar as suas renderizações e criar imagens que encantam clientes.
3 – SketchUp
Se você ainda não conhece o SketchUp, lá vai: O SketchUp é um app para modelação 3D rápida, foi desenvolvido por uma pequena empresa do Colorado (EUA) chamada At Last Software e que, posteriormente, foi comprado pela Google e atualmente pertencente a Trimble Navigation.
Confira alguns recursos da ferramenta:
- Geolocalização: Um dos recursos mais impressionantes, você pode posicionar o projeto exatamente na latitude e longitude reais de onde ele será construído, e elaborar estudos fiéis ao terreno utilizado, incrível, não é mesmo?
- Plugins: Existem milhares plugins que você pode fazer download e aplicar em imagens do seu projeto para que fiquem mais reais, como a criação de vegetação, grama, tipos de terrenos e muito mais.
E qual é a diferença entre o REVIT e o SketchUp?
Muitos profissionais tem essa dúvida, ou até falam que preferem um ao outro, mas um projeto de decoração de interiores precisa mostrar muitos objetos, criados especificamente para cada obra e com pequenos detalhes. E o sketchup é perfeito para isso.
Já o REVIT é um software para colocar em prática o que foi esboçado, dá parâmetros e documenta informações sobre medidas, ângulos, materiais e escalas. É possível adicionar valores para cada parte do projeto, no caso de uma janela, por exemplo, pode-se adicionar tamanho, espessura das esquadrias, tipo (correr, maximizar, giro, etc) e o material em que será feita. Também modela, utilizando ferramentas 3D para criar paredes, tetos, estrutura, portas e outros objetos, porém, devido a quantidade de informações e o detalhamento que o programa possui, o desenvolvimento do projeto exige mais tempo a ser investido.
A diferença entre os dois é simples, o SketchUp é um software ideal para esboçar e desenvolver maquete eletrônica com facilidade e rapidez e o REVIT é um software que permite mostrar detalhes apurados dos elementos, ou seja, é necessário utilizá-lo para executar o projeto. Ele permite extrair dados como tabelas de orçamento, apresentação em escala e nas folhas com informações compatibilizadas. Resumindo, o SketchUp pode ser utilizado como complemento para o REVIT, mas não um substituto.
4 – ArchiCAD
O ArchiCAD é muito comum entre arquitetos, assim como outros profissionais da área, dentre eles engenheiros, designers e mais. Sendo utilizado como ferramenta de produtividade na elaboração de projetos arquitetônicos das mais variadas tipologias: edificações, urbanismo, iluminação, paisagismo, interiores, MEP e outros, sejam eles grandes ou pequenos.
Com o BIMx, um visualizador de projetos feitos a partir do ArchiCAD, é possível visualizar toda a documentação do projeto, desde a documentação 2D, a modelos 3D de forma simultânea além das informações inseridas dentro dos elementos.
Confira algumas das facilidades da plataforma:
- Criação a edição completa de elementos em perspectivas cônicas e isométricas;
- Permite de forma mais fácil a criação de padrões de hachura;
- Gestor de Propriedades onde é possível gerir as informações relevantes aos elementos modelados;
- Materiais de construção, com ajustes e junções automáticas baseadas em sua prioridade, Ex. Uma parede e um pilar de concreto quando inseridos num mesmo alinhamento. O ArchiCAD irá retirar automaticamente o trecho de alvenaria que está dentro do pilar;
- Filtros de Pesquisa e Seleção avançados baseados não só em tipo de elementos, mas em critérios específicos dos elementos do projeto; e
- Ferramenta para detecção de colisão baseada em critérios e não somente em tipos de elementos.
5 – Notion
O Notion é, à primeira vista, um app Notas mas muito mais personalizável. Mas, com milhares de templates para Gestão de Projetos otimizada para pequenas equipes, você pode criar ambientes integradores de ideias, fluxo de gestão de metas para seu negócio, além de fazer o controle facilitado com um Kanban.
Aqui no Refresher, por exemplo, utilizamos a ferramenta como principal controle de metas. Em janeiro deste ano, falamos em um dos encontros de clientes sobre como o OKR é utilizado por aqui, e como você pode aplicar em seu dia a dia, você pode ver a aula e acessar o nosso template clicando aqui.
Separamos aqui alguns templates que vão ajudar você:
- Planejador de conteúdos para Redes Sociais
- Kanban para organização das etapas de projetos
- OKR para acompanhar as suas metas mensais e anuais
6 – Canva
O Canva dispensa apresentações, não é mesmo? Assim como o Pacote Adobe, é uma ferramenta de design gráfico, mas a qual você pode usar para criar posts para redes sociais, apresentações de slides, cartões de visita e tantos outros materiais gráficos que você possa necessitar em seu escritório inteiramente gratuitos.
Lançada em 2007, a ferramenta é, hoje, utilizada tanto por profissionais quanto amadores, com recursos visuais prontos e templates adapatáveis. Dominá-la pode ser uma vantagem importante na sua estratégia de Marketing em suas Redes Sociais, ou simplesmente para qualificar os elementos visuais de sua empresa.
Além de milhares de gráficos, vetores e templates que você pode escolher, entre as facilidades da ferramenta estão:
- Biblioteca de imagens integrada;
- Upload de arquivos;
- Pastas por equipe;
- Planejador de conteúdo;
- Compartilhamento direto para sua rede social.
7 – Contabilizei
A Contabilizei é um escritório de contabilidade online com mais de 30 mil clientes em todo o país. Com a ferramenta você pode formalizar a sua empresa, abrindo o seu CNPJ de maneira rápida e descomplicada bem como trocar de contador mais facilmente.
Com ela você tem acesso a certificados digitais, uma espécie de assinatura virtual que garante a veracidade de transações e processos empresariais. São elas as necessárias para que se consiga, por exemplo, emitir notas fiscais, validar contratos, fazer declarações e ter acesso aos serviços da Receita Federal.
Além disso, se você já possui uma empresa responsável pela sua contabilidade, a ferramenta online tem um processo automatizado e simplificado da troca de contador com um simulador de economia integrado. Você pode conferir clicando aqui.
8 – Google Workspace
Anteriormente conhecido como G Suite, o Google Workspace é uma ferramenta que integra todos os recursos e facilidades do Gmail em uma conta profissional com o seu domínio exclusivo, além de trazer adicionalmente o serviço de nuvem com mais de 1T para você salvar os arquivos da sua empresa.
Com ele você consegue gerenciar o Google Meu Negócio, ter a sua Agenda, E-mails para cada colaborador do seu escritório simultaneamente. Assim, seu negócio fica mais profissionalizado, fazendo seu cliente ter muito mais segurança.
9 – Tiny ERP
Uma parte muito importante do seu negócio é o financeiro estar funcionando a todo vapor, e muito bem regularizado, não é mesmo? Por isso as duas últimas ferramentas que separamos por aqui são exatamente para garantir a sua segurança e do seu bolso, e vamos começar falando pelo Tiny ERP.
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (planejamento de recursos empresariais). Mas o que significa isso exatamente e para que serve um ERP?
A função de um ERP é integrar as informações de diversos setores de uma empresa, assim, você obtém mais transparência, dados atualizados e precisos, sinergia entre as áreas e um fluxo de processos mais dinâmico, ágil e automatizado. Confira abaixo o que você pode otimizar com um ERP no seu dia a dia:
- Notas fiscais: faz o cálculo dos impostos, emite a nota fiscal eletrônica, transmite para a Secretaria da Fazenda e envia o e-mail para o cliente, inclusive via WhatsApp.
- Gestão de propostas e pedidos: é possível que vendedores internos e externos se integrem ao sistema fazendo pedidos e enviando propostas padronizadas por e-mail.
- Controle financeiro: contas a pagar e receber, fluxo de caixa e bancos.
- Emissão de boletos: para diversos bancos, como Itaú, HSBC, Banco do Brasil e outros.
- Cobrança recorrente: cadastra os contratos de serviços e já gerencia a cobrança automática mensal e emissão de notas fiscais.
- Extensões: possibilidade de aumentar as funcionalidades do sistema sem alterar o plano escolhido. Basta instalar a extensão da funcionalidade. Muitas delas não têm custo.
10 – ClickSign
Por fim, a última ferramenta que falaremos aqui para você é o ClickSign, um app online para assinaturas e validação jurídica de contratos.
Primeiramente, a solução conta serviço de assinatura e validação de contratos via WhatsApp, o que facilita, e muito o dia a dia no seu escritório. Assim, o destinatário formaliza o contrato em poucas etapas, usando exclusivamente o aplicativo de mensagem e gerando um registro de validade do acordo.
Aqui no Refresher, por exemplo, utilizamos a ferramenta na assinatura e validação de colaboradores e empresas que fazem parte do sistema. Deixa tudo bem mais fácil, incrível né?
Como conciliar o seu tempo com todas essas ferramentas?
Podemos notar que existem muitas ferramentas e softwares que podem te auxiliar no dia a dia. Por isso, mais importante do que iniciar um projeto, é organizar os processos para não se perder em meio a tantas possibilidades.
Desdea gestão de documentos internos, compartilhamento e gerenciamento do negócio até campanhas para aumentar o alcance.
Todas as ferramentas listadas acima podem ser utilizadas igualmente no computador ou no celular, assim também como em tablets e outros dispositivos. Assim, se você precisar confirmar alguma informação, verificar uma cláusula de contrato, ou enviar um briefing à distância, é só acessar com o dispositivo que estiver com você e pronto!
E você já pode começar a otimizar o seu escritório criando uma conta GRATUITA no Refresher, clique aqui e vamos iniciar os trabalhos.