Página inicial Geral Afeto na decoração
Geral

Afeto na decoração

por André Menin 6 de junho, 2017
902 visualizações 5 minutos de leitura
0
FacebookTwitterPinterestLinkedinEmail

Personalidade, sentimento e a cara dos donos. Afeto. Com certeza você já deve ter ouvido falar que a decoração precisa de pelo menos uma dessas características para realmente ser aconchegante e autêntica. Uma tendência que busca preencher esses quesitos é a chamada Decoração Afetiva.
Se você ainda não ouviu falar, se atente, pois cada vez mais os clientes podem chegar pedindo por isso, mesmo que indiretamente. Uma decoração com sentimento, criada de coração. E aí vem a dúvida: Como fazer esse tipo de decoração para outra pessoa?

Foto por topotishka

Assim como no estilo vintage, esta decoração contém muitas peças com história, peças de família passadas de geração em geração e que dificilmente seriam encontradas em lojas. Elas podem ser restauradas ou reformadas, afinal, as histórias que elas contém continuarão lá.

Foto por Peerayot

Se você quer utilizar peças com história e o cliente não possui nenhuma, você pode visitar um antiquário e garimpar algumas de lá. O que vai definir se ela deve ser levada para casa não é o preço e nem a idade das peças, mas sim o que ela irá agregar à decoração.

Foto por Vipada Kanajod

Flores naturais plantadas ou em belos arranjos sempre caem bem. Independentemente da estação do ano, elas deixam a casa cheia de vida e alegria, tanto pelas suas cores, quanto pelo aroma que exalam.

Foto por PETCHSPHATCHARA

Se o projeto for descontraído, a dica é fazer uma composição inusitada, misturando objetos modernos com vintage e retrô. Uma curadoria de obras de arte também é interessante, sempre com o auxílio das pessoas que irão viver na casa, garantindo a identidade dos proprietários em cada detalhe.

Foto por Photographee

E se sentimento é o ingrediente principal para essa decoração, esqueça o Pinterest e todas aquelas decorações perfeitas com tudo combinando e nada “velho”. A grande questão aqui são as imperfeições. Por exemplo: aquela cadeira que não tem nada a ver com o restante, mas que foi presente da avó e está cheia de lembranças… ou então aquele conjunto  de chá que foi comprado em uma viagem especial…

Foto por ImYanis

Por ser uma decoração focada no reaproveitamento de peças, às vezes ela pode se tornar mais em conta. Tudo vai depender das escolhas do cliente. Portanto, saber o que cada peça significa é muito importante. Ah, é claro que peças que possam trazer memórias negativas devem ser evitadas.

Foto por Stokkete

Outro ponto importante é a utilização de objetos artesanais. Por mais que eles sejam novos, houve um cuidado especial por trás… alguém trabalhou e dedicou seu tempo a eles. Colocou afeto.  Agregam valor aos ambientes, quando bem utilizados.

Foto por Photographee

E para concluir, podemos dizer que essa tendência é um reflexo das necessidades de nossa sociedade… Consumo consciente, minimalismo, hygge e tantas outras tendências que nos fazem parar e pensar no que queremos dentro de nossa casa ou escritório e também em como iremos consumir isso tudo.

Foto por Africa Studio

por Refresher

decoraçãoestilosentimento
Artigo anterior
Reutilizável: Mude seus conceitos
Próximo artigo
Wabi Sabi: uma filosofia japonesa

Deixe o seu comentário Cancelar resposta

Manter nome e e-mail salvos.

Artigos relacionados

O que é o Furiosalone: Conheça os detalhes da Feira...

10 ferramentas essenciais para todo escritório de Arquitetura

O que é Neuroarquitetura?

NFT: O que são e o que significam para a...

O Marketing Sensorial na Arquitetura

Seasteading: Vivendo no Mar

Nichos da Arquitetura e do Design: qual devo investir?

Cottagecore: vivendo com simplicidade

Arquitetura orgânica

Um mundo esotérico na decoração

Galeria de arte na sua casa

O novo consumidor

Receba novidades do REFRESHER

Navegue pelos artigos do blog

Siga o @RefresherTrends

Facebook Instagram Pinterest Youtube Spotify Telegram

Artigos recentes

  • O que é o Furiosalone: Conheça os detalhes da Feira de Design de Milão

  • 10 ferramentas essenciais para todo escritório de Arquitetura

  • O que é Neuroarquitetura?

  • NFT: O que são e o que significam para a Arquitetura

  • O Marketing Sensorial na Arquitetura

  • Seasteading: Vivendo no Mar

Instagram

Pinterest

@refreshertrends

Assuntos mais falados

alegria arquitetura arte briefing cidade classico cliente consumidor contemporânea cores cristais cultura decoração dificuldades elementos empreendedorismo espelho estilo estilo oriental estética japonesa fachadas gerações história japonismo linha luz Marie modernismo modernista movimento mídia natureza organização oriental pantone pedra profissão provençal ser arquiteto tendencia vendas versão vida yugen época