O boiserie pode ser de madeira, metal, isopor ou até mesmo gesso, independente do material escolhido a sua função é clara: emoldurar a parede. De origem francesa, boiserie pronuncia-se “boaserri” e teve origem nos séculos XVII e XVIII com o objetivo de decorar as paredes com painéis de madeira em alto relevo.
Atualmente o boiserie está sendo incorporado na decoração de uma forma mais limpa e sem os excessos herdados dos antepassados. Contendo linhas retas e discretas esse elemento traz requinte ao ambiente sem pesar na mão.
Foto por Philipp Shuruev
Não devemos confundir boiserie com rodameios que possuem a função de dividir a parede em duas partes, nem mesmo com lambris que são ripas de madeira coladas ou fixadas na parede.
A versão original consiste em instalar painéis de madeira em toda a parede, porém hoje em dia a técnica apresenta alterações em função do seu alto custo, nascendo assim o falso boiserie: feito apenas com molduras e não mais painéis, abrindo espaço para materiais como gesso e isopor.
Foto por Ume illus
Foto por Photographee
Projetar é essencial para garantir a beleza desse acabamento, sendo que o mais encantador dessa técnica é a distribuição equilibrada das formas. Portanto, tudo deve ser muito bem calculado antes de ser aplicado na parede.
Se você gosta da técnica mas não usa em função do medo de exagerar e sobrecarregar a decoração, uma boa dica (além de escolher modelos simples) é seguir o estilo dos rodapés, trazendo unidade à parede.
Foto por Latkn
Foto por Photographee
Se você optar por molduras em gesso ou isopor, preocupe-se em torná-los mais resistentes aos impactos. Uma solução simples é pintar as peças com tinta acrílica.
Em relação a pintura é possível escolher cores diferentes das paredes para aplicar nas molduras ou, então, utilizar as mesmas. Esta segunda opção deixa o visual mais leve, mas também destaca o relevo do material.
Foto por ArchiViz
Foto por remuhin
Por fim devemos saber que a sensação visual de diminuição do pé direito ocorrerá naturalmente. Então, antes de propor isso a algum cliente avalie se isso não interferirá no bem estar sentido no ambiente. Caso isso não ocorra se jogue na ideia!