Cidades coloridas… Cores… Um assunto muito abordado por aqui. Na maioria das vezes estudamos em interiores, analisamos sua influência e como uma determinada cor pode ou não ampliar o ambiente.
Na publicidade, são muito utilizadas para transmitir determinadas sensações. Segundo a ciência, cores são ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos, por isso nos influenciam. Consequentemente, se usarmos cores adequadas a cada situação, as chances de obtermos êxito serão aumentadas.
Foto por Jeremykingnz
Quando falamos de cor, tão importante quanto o interior, é a da fachada. Afinal, é a primeira coisa que vemos, e como diz o velho ditado “a primeira impressão é a que fica”, e ela dará uma introdução do que nos espera lá dentro.
Foto por Nataliya Peregudova
Por esse motivo, muitas cidades investem em fachadas coloridas e alegres como projeto de urbanização, convidando os turistas a conhecê-la melhor. Então surge a curiosidade: que cidades são essas? Bora conhecer algumas?
Foto por Twinsterphoto
Santa Marta, Rio de Janeiro
Santa Marta entra nessa lista graças ao trabalho dos artistas holandeses Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn, que trouxeram uma vida a mais às casas do morro Santa Marta. Uma arte comunitária que envolveu cerca de 800 moradores, e transformou a cara da comunidade de um lugar cheio de casas inacabadas a uma bela obra de arte ao ar livre.
Foto por Skreidzeleu
São Francisco, EUA
Quando falamos de cidades coloridas, uma cidade cosmopolita, lembrada por seus bondes e pela ponte Golden Gate, é um dos melhores portos fechados do mundo.
Sua região metropolitana – São José é a capital nacional da indústria da alta tecnologia, e ao sul está o Vale do Silício – também possui muitos museus, restaurantes, centros comerciais e históricos para conhecer tudo isso emoldurado por muitas cores e fachadas encantadoras.
Foto por Atosan
Berlin, Alemanha
O que falar de Berlin, que após a queda do seu muro transformou-se em outra cidade, multicultural e cheia de vida! Com ela conseguimos visitar a história recente da humanidade, afinal, muitas coisas aconteceram nos últimos 80 anos, como: guerra, destruição, separação, reunificação, reconstrução e renovação. Isso fez com que ela misturasse lindos prédios históricos com construções mais modernas, marcada por arte urbana, grafite e arquitetura colorida.
Foto por Atly
Wroclaw, Pôlonia
Escolhida como a capital europeia da cultura em 2016, essa cidade está localizada no sul do país. Tem muito a mostrar, pois nasceu de uma rota de comércio e já pertenceu a Alemanha, Prússia, Áustria e agora Polônia. Possui lindas praças com casinhas coloridas de origem medieval que avançam até às muralhas da cidade.
Foto por Pablo77
Cinque Terre, Itália
A três horas de trem de Milão, um paraíso pouco visitado que possui cinco pequenas cidades (ou vilas) de pescadores com uma beleza exótica e única. Também considerado patrimônio histórico pela UNESCO, é banhada pelo mar mediterrâneo, e cada cidade é coberta de coloridas casinhas, sendo que muitas são ocupadas por turistas e viajantes durante sua passagem pela cidade.
Foto por Anna Om
Trinidad, Cuba
Pequena e histórica, faz o contraponto perfeito com a capital Havana. O turismo foi a forma encontrada para alavancar a economia e sair da crise instaurada após a queda da União Soviética. A restauração revelou o tesouro escondido, e após isso recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, que mostrou o caminho para os novos visitantes.
Foto por Anna Jedynak
Salvador, Brasil
Mais especificamente o Pelourinho, claro que não poderia ficar de fora. Também considerado patrimônio histórico pela UNESCO, está situado no coração do centro histórico da cidade e concentra bares, restaurantes, boutiques, museus, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico, tudo isso com muita cor.
Foto por Gustavo Mellossa
Então, a dica é conhecer essas cidades coloridas pessoalmente para se inspirar e deixar seus projetos com mais cor, por favor!