A fachada é o cartão de visitas da casa, e assim como acontece nos interiores, ela possui seu estilo próprio que pode expressar a personalidade de seus habitantes, revelando o que podemos encontrar no lado de dentro.
Contudo isso não é regra. A fachada não precisa seguir a risca o estilo escolhido para o interior da residência, na verdade nem os cômodos precisam seguir um padrão entre si. Se existe alguma regra é a da valorização do imóvel, portanto a fachada deve ser desenvolvida com esse enfoque.
FACHADA RÚSTICA
Caracterizada por utilizar materiais como madeira, tijolo e pedra com um ar mais natural, sem reboco e com cores fortes.
Telhados simples, janelas largas de madeira e grandes varandas ajudam a destacar ainda mais esse estilo.
Uma casa com este ar, dentro da cidade, é conhecida em alguns lugares como “casa de vila”, pois traz a rusticidade campestre à ambientes urbanos.
FACHADA VINTAGE
Poderia muito bem ser confundida com a rústica se não fossem os detalhes mais românticos, como portas com detalhes, cores suaves e trepadeiras que emolduram as janelas e portas.
Cultivar um belo jardim na frente da casa e utilizar objetos de época, como por exemplo um banco de praça antigo, irá enaltecer o estilo vintage e fechar tudo lindamente (diga-se de passagem, com chave de ouro).
FACHADA ORIENTAL
O estilo oriental é minimalista em sua essência, então mesmo que a fachada possua diversos elementos decorativos, eles estão ali por algum motivo.
Sua paleta principal é composta por cores neutras, com exceção do vermelho que é uma cor predominante na cultura do oriente e cheia de significados.
Existe algo mais belo e organizado que um jardim japonês? Então, use e abuse dessa referência zen em um jardim frontal, pois irá caracterizar com fundamento o estilo oriental.
FACHADA MINIMALISTA
Suas principais características são: design limpo, suave, sem cores extravagantes, com configuração volumétrica tridimensional e linhas retas.
Pode ser considerado um estilo econômico, simplificado e, ainda assim, causar um grande impacto visual graças ao charme que os volumes conferem à fachada. Apesar de a maioria das casas com esse estilo possuir uma paleta neutra, com predomínio do branco, preto e cinza, também pode-se apostar em tons de madeira clara e em vegetações na cor verde.
FACHADA BOHO
Mais uma vez o campo é inspiração! Para compor esse estilo de fachada é muito interessante utilizar elementos rústicos, porém com cores fortes que consigam trazer personalidade para a casa.
Plantas de todas as espécies são bem-vindas, no entanto as trepadeiras, as suculentas e os cactos trazem o ar “bohemian” necessário para a fachada.
FACHADA AMERICANA
Sabe aquela descrição de casa com cerca branca baixa e muitos telhadinhos? É a típica fachada desse estilo.
Muito conhecidas através dos filmes, as casas americanas normalmente apresentam um belo gramado, simetria e telhado com inúmeras águas.
Cores e acabamentos podem variar bastante.
FACHADA MODERNA
Muitas pessoas associam a palavra “moderno” com algo atual e contemporâneo, mas o “moderno”, na arquitetura, está associado a um estilo – o da arquitetura modernista – que existe há mais de 100 anos.
A confusão existe pois tem-se em mente que as casas modernas nunca saem de moda. Hoje em dia o estilo moderno continua sendo a escolha para muitas fachadas por possuir formas limpas e puras, com pouca ornamentação (inspiração do minimalismo).
por Refresher