A palavra Folk é derivada do inglês e seu significado está relacionado à povos e tribos. Além desses significados e de ser conhecido pelo gênero musical também chamado Folk, também podemos utilizar esse estilo para falar de arquitetura (e é nela que vamos nos focar!).
Criado nos anos 60, nos Estados Unidos, o estilo folk nasceu da mistura de povos. É uma tendência inspirada em índios, mexicanos e povos andinos, e é essa mescla de culturas que forma toda sua identidade a partir da diversidade de produtos, móveis e cores.
Entre estampas e tonalidades, a sugestão é apostar em acessórios decorativos de diversas etnias, com padronagens diferentes e cores contrastantes. A busca por esses elementos dessas antigas civilizações traz uma enorme variedade de detalhes nessa tendência folk.
Tricôs, franjas, bandeirinhas, painéis pintados à mão e tecidos bordados: tudo isso caracteriza muito bem o ambiente Folk. Além disso, cores vibrantes como o vermelho, laranja, rosa e azul podem ser utilizados para reforçar o cenário. Essas tonalidades reunidas criam a composição perfeita para representar esse estilo. Mandalas decorativas, azulejos e objetos esculpidos em madeira também são uma ótima pedida!
Compondo um ambiente aconchegante e cheio de personalidade, essa decoração folk mistura histórias, lembranças, elementos étnicos e naturais que expressam a essência do estilo boêmio. A proposta é dar um ar irreverente e eclético ao ambiente entre estampas, culturas e tonalidades, sendo perfeito para quem adora misturar visuais.
É importante entender que para inserir algo da cultura Folk em seus projetos, você precisará se desligar dos modismos ou novidades exacerbadas do mundo atual. Isso não significa fazer algo velho ou antiquado, mas sim respeitar, e muito, a lembrança de quem produzia a sua própria vestimenta e decoração. Ser vernacular: aproveitar materiais e recursos típicos de onde eles são encontrados, foi o que definiu a existência desse estilo. Nada de importar ideias ultramodernas! Aproveite esse momento e abuse do simples e trivial.