Você provavelmente já ouviu muito falar sobre a Feira de Milão, o maior evento do mundo do setor moveleiro, que acontece na cidade mais cosmopolita da Itália. Porém existe algo sensacional que desperta a criatividade, muito dinâmica e ganhou o coração da Gisele Busmayer, Designer de Interiores cliente dos produtos REFRESHER, e este artigo ela irá falar um pouco mais sobre a experiência de estar no Furiosalone em Milão.
O Fuorisalone é um evento anual que ocorre em conjunto com o Salone Del Mobile e, juntos, eles definem a importante Milan Design Week (Semana de Design de Milão). Juntamente com a Salone Del Mobile , este evento é o mais importante do mundo no que se refere a apresentação de novidades em diversos setores.
O Fuorisalone é, portanto, um conjunto de eventos distribuídos em diferentes áreas de Milão e não pretende ser um evento de feiras como seu “irmão”, o Salão do Móvel. Além do mais, ele não tem uma organização central e não é gerido por um único órgão institucional. Na verdade ele ‘nasceu’ espontaneamente no comecinho da década 80 e surgiu da vontade de empresas que atuam no setor do Mobiliário e Design Industrial para que eles pudessem mostrar suas criações. Poucos sabem que foi pelas mãos de Gilda Bojardi, diretora da aclamada revista de arquitetura e design Interni.
Hoje, o evento paralelo que agita os quatro cantos da cidade ganhou força e notabilidade. Do pátio da Università Degli Studi di Milano aos bairros de Brera, Tortona, até chegar na periferia. O Fuorisalone se popularizou.
Vale destacar que andamos pelas ruas charmosas, cheias de vida e vamos entrando em cada portinha para descobrirmos artistas incríveis ou em portonas com suas marcas mega conhecidas. A chance é para todos.
HERMÈS
A grife francesa Hermès, apresenta sua nova linha de tecidos para casa, além de móveis e acessórios no Espaço la Pelotta, em Brera, com uma instalação cenográfica. O cenário é surpreendente, pela sua simplicidade e ao mesmo tempo pela sua potência: desta vez tudo é pensado em nome da leveza, como um desafio à gravidade, que se expressa através da apresentação dos objetos para a casa.
Tudo exposto dentro de quatro estruturas, em forma de torres, em madeira e papel translúcido de modo a irradiar a luz por dentro e por fora. Detalhe: o material depois será totalmente reciclado. Em cada um das torres, peças da coleção Hermès para decoração. Mantas e tapeçarias de Cashmere, um dos materiais preferidos da Maison, uma fibra natural infinitamente delicada que combina resistência e cores vivas. A fabricação é feita com tiras de cashmere que formam desenhos quadrados e depois o tecido é tingido à mão, criando uma colcha de retalhos de cores brilhantes. Formas geométricas que evocam os mosaicos.
Entre as peças , o destaque vai para os banquinhos de bambu com fibra de carbono que internamente mesclam tecnologia e artesanato: delicadeza e resistência em uma única peça.
ÉTEL
No showroom da Étel no Fuorisalone, a marca brasileira de móveis de luxo, capitaneada por Lissa Carmona, o público internacional pode conhecer um pouco mais do projeto “uma estória de dois continentes”, com obras de dois grandes nomes do design: Jorge Zalszupin e Cristina Celestino. Para homenagear o centenário de Zalszupin, arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro na década de 1950, a Étel lança pela primeira vez em Milão peças icônicas do designer, com uma retrospectiva histórica.
A outra coleção, batizada de Panorama, traz a assinatura da talentosa designer milanesa Cristina Celestino, hoje uma das mais reconhecidas no cenário internacional e italiano. A italiana uniu a beleza das madeiras brasileiras e a pedra vitória-régia para criar sofás, mesas de centro, aparadores, poltronas, namoradeiras e floreiras da nova coleção com a inclusão de materiais italianos.
DIOR BY STARCK
Um show de música e luzes que me emocionaram, Dior teatralmente apresentou a releitura da cadeira medalhão por Philippe Starck.
Apresentada em diversas cores, em um palco individual para cada peça, formou uma verdadeira dança das cadeiras, a cada compasso musical, uma luz focava em determinada cor.
Após ver as protagonistas triunfarem, pudemos passear pelo Palácio Citterio, exuberante, o que tornou a experiência ainda mais interessante.
Bom, eu poderia escrever por 5 dias sem parar e contar para vocês as maravilhas que vivenciei na Fuore, mas resumindo meu sentimento: eu gosto mais da feira paralela do que a própria Isaloni com seu ar comercial, justamente pela descontração e liberdade das ruas italianas.
- Forte tendências dos Tetos Instagramáveis, conheça mais sobre neste artigo que falamos sobre eles.
- Saiba como aplicar as Paredes Instagramáveis em seus projetos.
NÚMEROS DA EDIÇÃO 2022
A 60ª edição do Salão do Móvel de Milão apresentou números expressivos, confirmando o sucesso do evento que aconteceu com dois anos de “atraso”.
O Salone del Mobile contou com 2.175 exposições no pavilhão Rho, local central de realização da feita. Desse total, 27% dos expositores eram estrangeiros.
A edição ainda contou com uma forte presença jovem, com 600 designers com até 35 anos de idade que apresentaram suas criações no Salão Satélite.
Na parte de cobertura midiática, 3.500 jornalistas de todo o mundo foram credenciados para acompanhar as exposições.
Dados divulgados no domingo, 12/06, dia de encerramento da feira, foram registrados 262.608 visitantes de 173 países em 6 dias. Mais da metade eram operadores e compradores do setor, sendo 61% do exterior.
Nas redes sociais, 13,5 milhões de contas foram alcançadas pelos conteúdos relacionados ao Salão do Imóvel de Milão. Com as hashtags oficiais (#salonedelmobile2022 e #salonedelmobile60th), foram mais de 50 mil conteúdos publicados, 600 mil visualizações de vídeos, 120 mil interações de 25 milhões de impressões.
Este ano de 2022 marcou, além das seis décadas do Salão, 30 anos dos “Fuori Salone”, que são eventos que acontecem fora do pavilhão da feira.