O pensamento abaixo traduz muito bem a essência do mindfulness, que nada mais é do que a capacidade de estar presente.
O passado é história, o futuro é mistério, o hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente! – (Provérbio Chinês).
E estar presente é ter consciência do que se passa ao nosso redor, nossas emoções e corpo. Isso parece simples, mas na verdade não é!
A dificuldade está em desligar o piloto automático e concentrarmo-nos apenas no que estamos fazendo, desligando a corrente de pensamentos que nos bombardeia a todo o momento.
Foto por De Repente
Ficamos distraídos por 47% do tempo, viajando entre lembranças do passado e planos para o futuro. Esses são dados de uma pesquisa conduzida pela universidade de Harvard, e liderada pelos psicólogos Matthew A. Killingsworth e Daniel T. Gilbert, que afirmam que uma mente que vagueia é uma mente infeliz.
Foto por WOVE LOVE
Sua origem surge no budismo, e com a ascensão do estilo oriental, esta técnica vem ganhando cada vez mais adeptos, podendo ser utilizada tanto na vida pessoal quanto no trabalho, nos tornando muito mais produtivos.
Foto por Beatriz Vera
Sua prática pode ser de duas maneiras, formal ou informal:
A formal diz respeito à meditação, mesmo que não seja praticada cruzando as pernas e elevando as mãos ao nível do peito. Pode ser feita somente deixando os pensamentos fluírem durante alguns minutos.
A informal acontece quando a pessoa presta atenção no que está fazendo e não se mantém no piloto automático. Empregando atenção na atividade a ser executada você ficará mais calmo e viverá o momento, reduzindo com isso o stress da vida cotidiana.
Foto por everst
Na vida pessoal
No dia a dia o mindfulness pode e deve ser aplicado com pequenas atitudes, por exemplo: ao conversar com uma pessoa, preste atenção no que ela está falando, nas suas expressões, no som da sua voz… Apenas ouça! Não deixe os pensamentos do que você deve fazer depois te atrapalharem, foque neste momento único.
Foto por everst
No trabalho
Com a tecnologia, aplicar o mindfulness pode parecer um pouco complicado, mas não é impossível. Quando você estiver desenvolvendo um projeto, respondendo um e-mail ou escolhendo materiais, por exemplo, concentre-se somente na atividade que está desenvolvendo.
Se você estiver trabalhando no computador, evite a tentação de abrir 100 abas de uma só vez, desative também as notificações de e-mail e mídias sociais, pois elas são as campeãs em tirar nosso foco e atenção.
Foto por GaudiLab
O mindfulness já se mostrou útil diversas vezes, e empresas como o Google a utilizam para incentivar o melhor de seus colaboradores. Steve Jobs também admitiu em vida praticar meditação mindfulness, e o Parlamento Inglês também oferece este serviço aos seus colaboradores, provando que esta prática pode auxiliar e muito no rendimento.
Pratique mindfulness e desfrute de tudo que esta técnica pode oferecer, nos tornando pessoas mais calmas e profissionais melhores e mais a focados.
por Refresher