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O Marketing Sensorial na Arquitetura

O papel da arquitetura para otimizar as experiências

por André Menin 19 de janeiro, 2022
1.050 visualizações 5 minutos de leitura
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Depois de decorar suas casas, com a volta do ‘sair de casa’, as vitrines e espaços comerciais ganharão ainda mais vida em 2022, apostando na aplicação do Marketing Sensorial na Arquitetura. De acordo com o Pinterest Predicts, uma das principais tendências para esse ano será a arquitetura comercial, apresentando as lojas de uma maneira diferenciada para os novos consumidores.

Durante o processo de compra, entramos em contato com produtos de diversas maneiras. E assim como o boom das lojas virtuais foi visto em 2020, a partir de agora, o movimento de ‘sair de casa promete mudanças no comportamento do consumidor, fazendo com que ele seja atraído por lojas e marcas que lhes proporcionam experiências sensoriais.

O que é Marketing Sensorial?

O marketing sensorial na arquitetura é a estratégia que visa estimular os cinco sentidos, assim, promovendo uma experiência que aproxima o cliente. São eles:

  • tato;
  • olfato;
  • paladar;
  • visão;
  • audição.

Cada um dos sentidos nos estimula a criar ambientes nos quais a venda ocorra mais naturalmente, desenvolvendo uma estratégia que foca na emoção e proporciona uma experiência mais complexa para o consumidor. E não estarão diretamente ligados ao negócio do seu cliente, porque a ideia não é você utilizar uma música apenas em lojas de música, mas sim, um conjunto de sensações que deverão serem criados a partir de estímulos de bem-estar, desejo e até impulso para uma compra.

Como aplicar o Marketing Sensorial na Arquitetura?

Agora que já falei um pouco mais sobre Marketing Sensorial, é hora de visualizar como aplicar cada um dos cinco sentidos no seu projeto.

VISÃO

A visão é o melhor sentido a ser explorado quando falamos em reconhecimento imediato de marca, pois pode ser trabalhado com cores, fontes e até formas. Ela pode ser aplicada para reforçar uma identidade para a marca. É o exemplo da Pantys, marca de roupas íntimas que utiliza das cores e formas como forte atrativo para suas lojas e vitrines.

Loja pantys - marketing sensorial em vitrines

Fonte: Site Pantys

Fonte: Google Maps Pantys – Oscar Freire

Ainda podem ser utilizados esses elementos para que espaços mais tradicionais sejam destacados. Trouxemos aqui alguns exemplos para você se inspirar:

Fonte: Del Carmen de Saruc

Fonte: Pinterest

Moncler Vitrine marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Moncler Itália

Versace vitrine marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Versace UK

Louis Vuitton vitrine marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Louis Vuitton

Foto pinterest entrada hotel marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Pinterest

Foto Pinterest vitrine sorvete marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Pinterest

OLFATO

O Marketing Sensorial nos ensina que o olfato é um dos sentidos mais poderosos para construir uma personalidade ainda mais forte para o espaço comercial. Afinal, os cheiros remetem a lembranças e são associados com muita facilidade, sendo excelentes para aplicar em ambientes que comercializam alimentos, perfumes e até mobiliário, fazendo as pessoas sentirem-se mais confortáveis.

TATO

Pode parecer um pouco mais complicado de ser explorado. Mas, imagine uma área social com cadeiras desconfortáveis, com aspecto de vazia, ou um provador pequeno demais, quase sem espaço suficiente. Isso parece claustrofóbico para o cliente, não mesmo? Pois é, se preocupar com todas essas coisas fazem a experiência de compra das pessoas seja muito melhor.

Confere aqui alguns exemplos:

Anselmi tato vitrine marketing sensorial na arquitetura

Fonte: ANSELMI site

Anselmi foto vitrine marketing sensorial na arquitetura

Fonte: ANSELMI site

Fonte: Museu do Sorvete – San Francisco

foto pinterest vitrine espaço comercial marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Pinterest

Foto jardim singapura tato marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Jardins de Singapura

PALADAR

O famoso cantinho do café pode virar um excelente ativo para o processo de compra. Quando associamos a outros sentidos ainda, assim como a visão e olfato, eles criam uma experiência sensorial impossível de esquecer.

Um salão de beleza por exemplo, com uma área social mais aconchegante para as clientes que irão passar algumas horas pode ser um fator decisivo para a recompra de serviços e até trazer novos clientes através de indicações.

Trouxemos alguns exemplos aqui embaixo de ambientes bem legais:

Pinterest cantinho do café paladar marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Pinterest

Cantinho do café colorido visao e paladar marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Avantages France

foto casa e jardim cantinho do café vitrines marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Casa e Jardim

Behance Canto do café paladar marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Behance

AUDIÇÃO

Os sons possuem a capacidade de relaxar muito as pessoas, e ainda podem trazer memórias afetivas que fazem a experiência dentro de um espaço ficar ainda mais agradável. Em um ambiente calmo, as fontes com aquele barulhinho de água corrente podem transformar o dia de quem está sendo recebido por aquele local. Ou uma lareira, que além de estimular a audição, é uma ótima opção visual, uma vez que o som e o visual do fogo são muito característicos em uma temporada fria.

Além de objetos que promovem sons para um espaço, o uso de caixas de som em lugares estratégicos têm sido cada vez mais aplicado em projetos, que conseguem transformar a sonoridade do ambiente por completo.

Fonte audição marketing sensorial

Fonte: Architects Diary

Fonte interna espaço comercial

Fonte: Pinterest

Fonte restaurante sushi marketing sensorial

Fonte: Pinterest

fonte audição tato marketing sensorial na arquitetura

Fonte: Pinterest

Como a estratégia da aplicação do Marketing Sensorial beneficia o projeto?

De uma forma geral, os benefícios que o Marketing Sensorial aplicado na Arquitetura promovem são estes abaixo:

  • A possibilidade de criar vínculos emocionais com o consumidor, fazendo o processo de compra ser mais natural;
  • Explorar os produtos e espaços além do óbvio, criando uma experiência mais completa para o cliente;
  • Estimula o desejo, sem que seja preciso “empurrar” produtos;
  • Faz a identidade da marca ser presente em todos os ambientes.

E principalmente, para conquistar a confiança do cliente, é preciso criar experiências verdadeiras. Pois, o estímulo das sensações de aconchego, bem-estar e positividade marcam o consumidor. e isso faz ele lembrar da marca do seu cliente sempre que tenha uma experiência semelhante.

O que você achou, já conhecia o Marketing Sensorial? Deixe nos comentários como você utiliza em seus projetos.

 

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2 comentários

Ariana 19 de janeiro, 2022 - 16:31

Eu Adorei o conteúdo!! 🙂 Obrigado Refreshianos

Responder
Refresher Trends 20 de janeiro, 2022 - 9:42

Oii ariana! Muito obrigado, estamos produzindo muito mais conteúdos por aqui que serão sensacionais 😎

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