REFRESHER » Blog » Memphis moderno
Geral

Memphis moderno

por André Menin 2 de fevereiro, 2021
749 visualizações 5 minutos de leitura
2
FacebookTwitterPinterestLinkedinEmail

Se você ama cores e padrões ousados, como os utilizados no Maximalismo (toque aqui para ler), ficará muito feliz em saber que a tendência Memphis está de volta!

Em 1981, o designer italiano Ettore Sottsass fundou um grupo de artistas e designers chamado Memphis. A música de Bob Dylan “Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again” estava tocando repetidamente durante a primeira reunião, o que levou o grupo a definir Memphis como nome. Após a reunião inaugural, decidiram que se encontrariam novamente no mês seguinte, onde os membros levaram mais de 100 desenhos com eles, retratando uma variedade de designs ousados e coloridos com múltiplas influências estéticas.

O Memphis Group passou a criar móveis, tecidos, padrões, cerâmicas e outros produtos em um estilo distintamente pós-moderno, que mesclava traços do “Kitsch” dos anos 1950, Art Déco e Pop Art.  A reação crítica inicial aos designs produzidos pelo Memphis Group não foi positiva: o uso do grupo de laminado de plástico convencional e cores conflitantes não ressoou com os padrões de design mais amplamente aceitos da época.

 

Memphis moderno | REFRESHER® TrendsFoto por Rachel Claire

 

No entanto, agora podemos refletir sobre os designs criados pelo Memphis Group e reconhecer que foram inovadores. Eles marcaram uma separação completa dos estilos de design escuros, de muito bom gosto e sérios dos anos 1970. A nova abordagem do Memphis ao design, que se caracterizou pela criatividade e humor, tornou-se uma marca duradoura da década de 1980. E após seis anos de produtividade criativa, em 1987 o Memphis Group se desfez. Apesar de ter sido descrito como uma moda passageira na época, o estilo de marca registrada do grupo agora está passando por um renascimento.

Um dos membros do Grupo Memphis, Nathalie Du Pasquier, colaborou recentemente com a empresa de design dinamarquesa HAY para criar produtos inspirados em Memphis. O mundo da moda também tem sido um dos campos do design mais rápidos para revitalizar o estilo, com marcas como Dior e Missoni criando coleções que se inspiram no Grupo Memphis.

 

Memphis moderno | REFRESHER® TrendsFoto por Charlotte May

 

QUEM TEM MEDO DAS CORES?

  • Aposte em tons mais escuros e vivos, cores quentes e frias misturadas, e não tenha medo de utilizar várias cores ao mesmo tempo – desde que a mistura fique harmoniosa e agradável;
  • Não tenha medo de errar, pois essa tendência é uma expressão de liberdade, então as cores podem ser aplicadas sem seguir nenhuma regra rígida que impede a união de uma cartela de cores fora do convencional;
  • Caso você não queira ousar no ambiente todo, escolha um móvel para ser o destaque do espaço, e defina uma cor mais chamativa para ele, enquanto o restante do projeto segue tons mais neutros.

 

Memphis moderno | REFRESHER® TrendsFoto por Joanna Bogacz

 

O DESTAQUE DAS FORMAS

  • Um bom ponto de partida é criar um padrão usando formas repetidas, como triângulos, círculos e linhas onduladas, para dar a qualquer plano de fundo um sabor de Memphis super destacado;
  • Mais uma vez, a dica é: misture! Nada de se prender a apenas uma forma para compor o ambiente todo, aqui a união de móveis com formatos diferentes é o que dá o tom da tendência;
  • Combinar as influências do Memphis com outras características do design retrô pode fazer com que os padrões pareçam bem fora do comum e relevantes, como misturar tons pastel para um toque contemporâneo.

 

Memphis moderno | REFRESHER® TrendsFoto por Max Vakhtbovych

 

Memphis moderno | REFRESHER® TrendsFoto por Max Vakhtbovych

 

A ARTE COMO PROTAGONISTA

  • De certa forma, essa tendência surgiu como um afronte ao design que estava sendo produzido na época, então a arte possui papel fundamental para dar voz ao que as pessoas querem expressar;
  • Gire as formas em posições elegantes e mantenha tudo o que você cria com uma aparência divertida. Invente novas composições para quadros já existentes para mudar o visual de forma rápida;
  • Aposte em artes coloridas ou com frases de impacto, que representam um pouco da rebeldia do Memphis Group, que nadou contra a correnteza, e aproveite para personalizar os espaços.

 

Memphis moderno | REFRESHER® TrendsFoto por flat hito

Turbine os resultados do seu escritório com a ajuda do REFRESHER!

Conte com as melhores ferramentas de captação de clientes, atendimento e gestão de projetos de Arquitetura, Design de Interiores e Engenharia.

Crie uma conta gratuita
Artigo anterior
Como utilizar os dados que você já tem em mãos para gerar novos contratos?
Próximo artigo
Como vender o seu design de mobília assinado em lojas como TokStok e WestWing?

Deixe o seu comentário Cancelar resposta

Manter nome e e-mail salvos.

Artigos relacionados

O que é o Furiosalone: Conheça os detalhes da Feira...

10 ferramentas essenciais para todo escritório de Arquitetura

O que é Neuroarquitetura?

NFT: O que são e o que significam para a...

O Marketing Sensorial na Arquitetura

Seasteading: Vivendo no Mar

Nichos da Arquitetura e do Design: qual devo investir?

Cottagecore: vivendo com simplicidade

Arquitetura orgânica

Um mundo esotérico na decoração

Galeria de arte na sua casa

O novo consumidor

Receba novidades do REFRESHER

Navegue pelos artigos do blog

Siga o @RefresherTrends

Facebook Instagram Pinterest Youtube Spotify Telegram

Artigos recentes

  • O que é o Furiosalone: Conheça os detalhes da Feira de Design de Milão

  • 10 ferramentas essenciais para todo escritório de Arquitetura

  • O que é Neuroarquitetura?

  • NFT: O que são e o que significam para a Arquitetura

  • O Marketing Sensorial na Arquitetura

  • Seasteading: Vivendo no Mar

Instagram

Pinterest

@refreshertrends

Assuntos mais falados

alegria arquitetura arte briefing cidade classico cliente consumidor contemporânea cores cristais cultura decoração dificuldades elementos empreendedorismo espelho estilo estilo oriental estética japonesa fachadas gerações história japonismo linha luz Marie modernismo modernista movimento mídia natureza organização oriental pantone pedra profissão provençal ser arquiteto tendencia vendas versão vida yugen época