O foco do movimento slow está na qualidade alimentar, sustentabilidade ambiental e justiça social. Em resumo: um alimento bom, limpo e justo.
O que hoje é um movimento que engloba diversas áreas da sociedade, na verdade começou em 1989, como uma organização eco-gastronômica internacional sem fins lucrativos, onde o objetivo era combater o estilo de vida acelerado e as fast foods.
Foto por Raisa Zwart
A moda também aderiu a este movimento graças à inglesa Kate Fletcher, consultora e professora de design sustentável do britânico Centre for Sustainable Fashion. Inspirado no slow food, o slow fashion é uma alternativa à produção em massa e está ganhando cada vez mais força.
Foto por Nesolenaya Alexandra
Na decoração, o termo ficou conhecido como slow living, e seu propósito é criar um estilo de vida com mais equilíbrio, consumo consciente e qualidade de vida, aderindo apenas ao essencial. Nada de consumismo e excessos, assim como no minimalismo.
Foto por Photographee
Slow na sua tradução literal quer dizer “lento”, e vem na contramão da sociedade, onde tudo acontece de maneira instantânea. Esse movimento nos faz refletir sobre uma vida mais calma, consciente e cuidadosa, com respeito e responsabilidade ambiental.
Foto por Yuganov Konstantin
O slow living é o movimento que une todas as tendências que falamos nos últimos meses, como o minimalismo e o hygge. Dessa forma, é o reflexo da evolução que nossa sociedade está passando, onde o “ter” já não será mais tão importante, mas sim o “ser” e o “fazer”.
Foto por Alena Ozerova
Os millennials possuem grande influência nessa mudança de perspectiva, pois imprimir significância no que está sendo feito vale mais do que o dinheiro que se recebe em troca. Nunca se falou tanto em compartilhamento como nos últimos anos, e diferente do que acontecia há alguns anos atrás, ao invés de as pessoas comprarem uma segunda casa na praia, existe a liberdade de alugar uma casa diferente a cada verão através da Airbnb, por exemplo.
Foto por G-stockstudio
Artistas e gurus famosos estão instruindo seus seguidores a usarem meditação para se desligarem da correria do dia a dia. Além de relaxarem, também conseguem obter um melhor desempenho e menos horas trabalhadas com muito mais aproveitamento. Dessa forma, certamente sobrará mais tempo para aproveitar a vida, família e amigos.
Foto por Dmitry Molchanov
O crescimento desse tipo de movimento tem sido exponencial, assim como uma onda criada por uma pedra que se propaga e toma conta do ambiente. Por mais que no início pareça não estar sendo aceita pelas grandes massas, aos poucos a ideia plantada vai brotando e crescendo. Nós, como profissionais, devemos estar atentos, pois aos poucos começam a chegar clientes com variações dessas ideias na cabeça, e quem não estiver preparado, estará fadado ao fracasso.
Sim, este é um movimento novo, mas que tem apresentado desdobramentos cada vez mais importantes na sociedade. Deve ser analisado com atenção, principalmente na decoração, pois o lar é o primeiro lugar escolhido para realizar essa desaceleração e desfrutar do momento de desligamento.
Foto por Leungchopan