Apesar de tudo que se fala sobre falta de oportunidades em nosso ramo, a verdade é que quem se gradua em Arquitetura e Urbanismo ou Design tem inúmeras possibilidades de atuação no mercado.
Além das já difundidas áreas de projeto de edificações e projeto de interiores, podemos nos especializar em outras áreas menos exploradas e com menos competição. Mas antes de conversarmos sobre cada uma delas, te convido a refletir um pouco sobre algo que me incomoda bastante…
Em todo lugar que vou, eu vejo profissionais dessas áreas se queixando da vida. Feiras, congressos, fóruns de internet, dia-a-dia profissional… Reclamamos de receber pouco, da falta de clientes, da crise econômica, dos clientes chatos, das faculdades no Brasil que deixam a desejar, dos órgãos públicos que não funcionam e são um entrave para o nosso trabalho… Reclamamos, reclamamos…
É claro que grande parte destas queixas são fundamentadas e essas pedras no caminho nos atrapalham bastante. Eu também enfrento esses problemas diariamente. Porém, não adianta a gente ficar de lamúrias e não tomar atitudes verdadeiras para mudar a situação.
Você conhece algum ramo de negócios em que não há dificuldades, ganha-se muito dinheiro e não é preciso fazer esforços? Se conhece, por favor me apresente.

O que se vê em grande parte dos profissionais, não só em nosso ramo, é a falta de atitude. Falta correr atrás, ler mais, pesquisar mais, buscar entrar em contato com profissionais renomados da mesma área em que desejamos atuar, estudar e colocar os conhecimentos adquiridos à prova na prática, para experimentar e testar os resultados. Falta colocar a cara a tapa, deixar os receios de lado e entrar em campo para jogar com todas as forças, ao invés de passar a vida na arquibancada criticando os jogadores.
Se você está lendo esse texto, é porque busca se diferenciar. Você é uma pessoa que procura evoluir. Somente isso já lhe coloca à frente da maioria. Essa maioria tem medo, falta de disciplina e pouco comprometimento consigo mesmo. Afinal, é mais fácil ficar inerte, apenas criticando quem tenta fazer alguma coisa diferenciada.
Não tenho certeza sobre a autoria desta frase, mas segundo meu amigo Google ela é do Caio Fernando Abreu:
“Quem quer, arruma um jeito. Quem não quer, arruma uma desculpa.”
Arrume um jeito!

Dito isto, vamos voltar ao assunto das áreas alternativas e menos difundidas em que existem oportunidades de atuação no ramo da arquitetura e design. Cito aqui algumas delas:
– Projetos executivos, complementares e compatibilização de projetos na construção civil
– Arquitetura efêmera e de estandes
– Arquitetura cenográfica
– Arquitetura corporativa
– Design industrial
– Projeto de móveis para produção em série
– Patentes e royalties
– Planejamento urbano
– Paisagismo
– Construções sustentáveis / Green building
– Assessorias variadas
– Regularizações imobiliárias
– Arquitetura naval
– Arquitetura hoteleira
– Arquitetura hospitalar
– Execução de obras
– Gerenciamento/Administração de obras
– Design de maquetes físicas ou virtuais
– Programação visual
– Luminotécnica
– Cargos públicos diversos
– Emprego em empresas privadas (empresas de projeto, construtoras, etc.)
– Entidades de classe
– Docência
– Restauro de viés histórico e cultural
– Desenvolver conteúdo educativo: livros, artigos, palestras, etc.

Após ler a listagem acima, você pode dizer: “Ah, mas a demanda nestes nichos é menor!”
Ok, em alguns deles sim, provavelmente. Entretanto, mesmo sendo menor, a demanda existe e há profissionais que estão trabalhando em todas essas áreas e ganhando um bom dinheiro. Em alguns casos, bastante dinheiro.
Então, lhe pergunto: Você já se imaginou fazendo alguma destas atividades? Se a resposta foi não, por que não? Reflita um pouco…
Quem tem um objetivo e foca-se nele, reconhece as oportunidades quando elas aparecem. Temos que correr atrás, ficar de olhos abertos para elas e fazer acontecer.
Se você leu o post até aqui, pode acabar a leitura pensando:
- Isso não se aplica no Brasil….
- Quem me dera eu ter capacidades desse tipo…
- Isso não serve pra mim, porque eu blá blá blá….
- Na minha região é impossível fazer isso…
- Só que tem “costas largas” consegue entrar nesses segmentos…
- Nunca vou conseguir entrar nesses ramos…
- Oh, céus, oh vida…
E por aí adiante… É a Síndrome de Hardy em ação.
Agora, se você não é apenas mais um na multidão e tem disposição para batalhar em busca do seu lugar ao sol, talvez este artigo tenha lhe inspirado a tomar atitudes que façam a diferença na sua vida e na vida dos outros.
Destaque-se e deixe sua marca no mundo! Motive-se por um objetivo maior que o dinheiro, um propósito de vida!
E se você leu este artigo até aqui e mesmo assim tem dúvidas de como entrar nesses novos nichos e talvez até em como escolher qual é o melhor para você, talvez a Mentoria de Negócios do Refresher possa ser uma boa opção para você.
Neste treinamento, te ajudamos a identificar os maiores obstáculos e vencê-los para garantir mais produtividade e lucratividade. Clique aqui e saiba mais!
—–
Conteúdo adaptado do blog Arquiteto Expert (por Paulo Mezzomo). Clique aqui para ler na íntegra.
por Refresher
2 comentários
Muito bom ensinamento.
Que bom que gostou, Elizabeth!! 🙂 Abraços!