Segundo o dicionário, artesanal é “qualquer atividade feita manualmente ou com a utilização de máquinas consideradas rústicas”.
Dessa forma, cada produto se torna único, exclusivo e mesmo sendo novo, conta uma história. Isso é uma tendência muito forte para os próximos anos, pois as pessoas desejam comprar com objetivo e não apenas para possuir tal produto.
Grandes tendências como o minimalismo, hygge e o movimento slow auxiliaram muito para que essa tendência ganhasse força, afinal objetos artesanais normalmente são pensados e executados de uma forma mais sustentável, com cuidado e atenção.
No mobiliário encontramos a marca Yankatu, que possui essa proposta no design com alma. Desenvolve móveis autênticos, buscando a preservação do artesanato brasileiro. Algumas de suas coleções são acompanhadas de um pequeno livro que descreve o processo de fabricação do objeto e também mantém um espaço em branco para que o novo proprietário continue sua história.
E quando pensamos em consciência artesanal, uma marca que chama atenção é a Ofinito. Em seu conceito, eles explicam que toda matéria é finita, então deve ser valorizada e devemos utilizar apenas o essencial. Em seu site, apresentam um manifesto que propõe pensarmos nas coisas que compramos, de onde vêm e para onde vão. Esse é o motivo do artesanal ter caído no gosto do povo.
Sabe aquele artesanal que nos toca o coração, com carinha de vovó e aconchego de mãe? Este é o caso da Amora Amorinha, com seus produtos confeccionados em tricô e recheados de afeto e amor. A sensação ao adquirir produtos assim é de cuidado e bem-estar, pois é possível perceber muito zelo empregado.
Alguns detalhes devem ser observados ao adquirir produtos artesanais para seus projetos, como a variação de cor natural, que pode ocorrer. O ideal é deixar o cliente ciente para que ele não se decepcione no momento em que receber o produto.