Escuro? Em tempos de imóveis cada vez menores, as cores claras predominam. Porém, nem só do branquinho básico vivem as paredes de uma casa, não é mesmo?
Foto por Alena Ozerova
É possível perceber uma crescente utilização de tons mais profundos. Para isso, basta observar as cores escolhidas como “cor do ano” de algumas marcas de tintas (em breve teremos um conteúdo com todas as cores).
Foto por PlusONE
Uma coisa que não podemos negar é que tons sóbrios e escuros trazem sofisticação para qualquer ambiente. Matizes escuras de azul, marrom, cinza, verde e rosa podem gerar uma boa combinação quando adequadamente escolhidos, dependendo apenas de bom senso na hora da escolha.
Decoração – Foto por Photographee
Elementos naturais, como tijolinhos aparentes, madeira rústica e concreto recebem uma elegância inexplicável quando compostos com tons mais escuros, construindo um cenário confortável e acolhedor. Esses mesmos materiais com cores claras transmitem nitidamente uma sensação diferente.
Dormitório – Foto por Photographee
O rosa millennial, uma das cores queridinhas desse ano, pode compor maravilhosamente com suas nuances mais escuras, como vermelho ou bordô, criando uma atmosfera forte e romântica ao mesmo tempo. E se essa combinação for feita com tons de maior impacto, como o cinza e o preto, o resultado será algo extremamente contemporâneo.
Home – Office – Foto por Photographee
Quando tratamos de cores escuras, uma tonalidade que certamente vem à nossa mente é o azul, que tem a possibilidade de variar de tons mais escuros, quase pretos, para matizes mais abertas e radiantes. Essa cor maravilhosa se encaixa muito bem com os dourados e amadeirados, deixando esses materiais ainda mais refinados. O acabamento mate nessa cor carrega uma sensação mais quente do que o brilhante.
Dormitório – Foto por Photographee
E para combinar com o tom falado anteriormente, temos os verdes que contrastam de forma sutil com os azuis, funcionando muito bem juntos. Nuances verdes combinadas com tons de madeira conseguem trazer aquele ar de campo e naturalidade que tanto busca-se hoje em dia. O verde musgo, apesar de ser um tom forte, é leve e requintado.
Home – Office – Foto por Photographee
O preto é e sempre será aquela cor básica certeira, tanto na moda quanto na décor, então pretos e cinzas são as “peças coringas” para qualquer estilo ficar mais polido.
Foto por jafara
A utilização das cores por volumetrias sólidas será mais presente do que as padronizações compondo estampas, já que as formas geométricas e padrões como listrado, chevron e figuras conseguem destacar e contrastar ainda mais as cores.
Decoração – Foto por Photographee
Elas não precisam se limitar às paredes: móveis, eletrodomésticos, utensílios e acessórios também podem se beneficiar dessas paletas.
Em função da evolução tecnológica que existe quando o assunto é design de superfície, as cores se misturam às texturas, estimulando não só a visão mas também o tato, e com isso trazendo uma experiência sensorial incrível.
Dormitório – Foto por Photographee
Com equilíbrio é possível transformar qualquer cômodo em um ambiente acolhedor e inovador. No início pode até parecer muito escuro, sombrio e pesado, mas combinado com os móveis e acessórios certos, a proposta muda e pode fluir com suavidade.
Decoração – Foto por Photographee
por Refresher