Dedicamos 05 ou mais anos para a formação profissional, sem contar com outros cursos e especializações, esperando ser respeitados como o são os médicos, por exemplo.
Esperamos ser pagos como profissionais bem qualificados que somos, que exercem um trabalho intelectual e técnico de grandes responsabilidades. Porém, isso raramente acontece… Quais as razões disso?
Quais as razões para:
- Trabalharmos tão duro e sermos tão pouco valorizados, sendo tratados como uma mercadoria barata;
- Precisarmos ficar justificando aos clientes nossos honorários, ainda que tais honorários estejam abaixo do real valor do projeto;
- Termos clientes que levam elementos do nosso projeto para o concorrente, reduzindo o preço e a qualidade do nosso trabalho;
- Construtores, imobiliárias e clientes acharem que devemos largar tudo que estivermos fazendo para atravessar a cidade e dar-lhes conselhos de graça;
- Os proprietários de obras muitas vezes darem mais ouvidos a empreiteiros ou trabalhadores do canteiro de obras do que a nós.
Devemos ir contra a ignorância. Devemos mudar a mente dos nossos clientes!
De acordo com os resultados desta pesquisa realizada pelo architectsjournal.co.uk, que pesquisou 2.031 adultos no Reino Unido, 70% das pessoas desconhecem as atribuições profissionais de um arquiteto.
Eu imagino (e certamente você deve estar pensando o mesmo) que no Brasil a coisa deve ser ainda pior…
Podemos culpar o cliente e a sociedade em geral por esta situação. Ou podemos culpar a nós mesmos e tomar atitudes para mudar o jogo.
Precisamos educar o público!
É claro que não seremos capazes de educar todo mundo. Por outro lado, podemos ter certeza do conhecimento passado a cada pessoa à qual ensinamos a verdadeira função do arquiteto e seu importante papel na sociedade.
Com o surgimento do CAU, algumas coisas melhoraram. Pelo que percebo, o CAU está trabalhando no sentido de valorizar nossa profissão. Porém, isso não basta.
Temos que fazer a nossa parte. Cada arquiteto tem essa obrigação consigo mesmo e com seus colegas de profissão. Juntos somos um exército e nossa batalha é contra a ignorância!
Problemas e soluções
Somos inteligentes e criativos, mas somos péssimos em fazer nosso marketing. Precisamos começar a nos comunicar da maneira certa para que nos compreendam. Temos que aprender a comunicar o real valor dos nossos serviços de uma maneira fácil de entender.
Devemos lembrar que, na maioria das vezes, não estamos lidando com outros arquitetos ou engenheiros, e sim com leigos.
É preciso adequar sua linguagem ao seu público. Coisas que podem parecer óbvias demais para você muitas vezes não estão claras para o cliente.
Precisamos utilizar linguagem simples, e não termos técnicos complicados.
Foto por Mikhail Nilov
Para exemplificar, vou contar uma breve história
Há pouco tempo estava eu, cheio de razão e confiança, apresentando o funcionamento de uma planta baixa para um cliente. Eu falava sobre a funcionalidade, sobre o padrão estético e sobre incríveis sensações que aquela configuração iria provocar quando construída. E ele concordava, movendo cabeça afirmativamente.
Quando eu acabei a apresentação, que durou cerca de vinte minutos, ele me perguntou: Qual parte do desenho é parede, e onde ficam as janelas?
Ou seja, ele não estava entendendo o que eu apresentava, pois não sabia “ler” uma simples planta baixa, mas fingia que concordava pois estava com vergonha ou medo de se intrometer durante a apresentação. Imagine só a angústia daquele indivíduo durante os 20 minutos da minha apresentação em que ele ficou boiando. Erro meu
Muitas vezes nos perdemos nos deleites estético-funcionais e acabamos não conseguindo comunicar os benefícios do nosso trabalho para o cliente.
Mas a culpa não é apenas sua! Claro que não.
Fomos ensinados desta forma. Nos ensinaram a fazer projetos e nos fizeram acreditar que o público em geral sabe reconhecer o real valor de um bom projeto de arquitetura. Nos graduamos e somos despejados no sistema totalmente despreparados para lidar com um mercado onde infelizmente o dinheiro reina absoluto.
É… Fomos deixados de lado e os tempos são difíceis.
A boa notícia é que muitos arquitetos estão lutando e conquistando seu espaço e reconhecimento. Você pode fazer o mesmo a partir de agora! Como?
- Não reduzindo valores de honorários para conquistar contratos que não valem a pena. Sempre haverá alguém para cobrar menos. Isso é prostituição;
- Não sendo reconhecido como o mais barato, e sim como o que mais gera valor aos clientes;
- Não prestando serviços de graça para “clientes” aproveitadores;
- Valorizando-se primeiro, então outros poderão seguir o seu exemplo;
- Acreditando e confiando na qualidade do trabalho que você entrega, não subestimando o seu potencial. Você vai se surpreender com o que é capaz de fazer;
- Comunicando os benefícios de seu serviço ao cliente de uma forma simples e fácil de compreender.
Foto por Startup Stock Photos
É realmente simples, mas não é fácil
A mudança tem que começar em você. O primeiro passo para o sucesso é você decidir que vai alcançá-lo e vai lutar arduamente para conquistá-lo. Não adianta ficar só reclamando. É preciso atitude!
Eu acredito de verdade nos arquitetos e na arquitetura como um estilo de vida. Eu sei que somos capazes de fazer o que amamos e ser muito bem pagos para isso. Basta fazer as coisas com objetividade, competência e integridade.
Sempre haverá espaço para os bons profissionais.
Eu estou nesta luta e não vou desistir! Você está disposto a levantar esta bandeira comigo?
Se você ainda possui dificuldades em gerenciar o seu dia a dia de trabalho, a Mentoria de Negócios do Refresher é uma ótima aliada! Neste treinamento, te ajudamos a identificar os maiores obstáculos e vencê-los para garantir mais produtividade e lucratividade. Toque aqui para saiba mais!
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Conteúdo adaptado do blog Arquiteto Expert (por Paulo Mezzomo).