Maria Montessori criou no século XX o método Montessori, que inicialmente foi utilizado em escolas infantis, tinha como objetivo valorizar a individualidade de cada criança, proporcionando um ensino diferenciado a cada uma. Com o sucesso do método foram criado os quartos montessorianos.
A premissa é projetar quartos onde as crianças possam exercer a sua independência. De forma simples e rápida explicaremos a você como aplicar essa tendência em seus projetos.
O ideal é priorizar sempre a autoeducação. O quarto deve estar disposto com elementos que estimulem o desenvolvimento e a autonomia com segurança para a criança. Espelhos também são ideais para que as crianças desde pequenas se vejam e se conheçam cada vez mais. As cores nas paredes devem ser vivas e estimulantes.
Nos quartos montessorianos, as camas devem ficar mais baixas e de preferência com colchões que fiquem rentes ao chão. Os brinquedos têm de estar ao alcance das mãos para que a criança possa pegar à vontade pois dessa forma, a mobília oferece liberdade para as crianças. Falando em tudo ao alcance das mãos, é importante também que existam caixas de brinquedos onde as crianças possam guardar sozinhas o que usam, sem a ajuda de adultos.
Para segurança, o ideal é evitar móveis ou elementos com quinas pontiagudas. Evite vidros, que podem quebrar e opte por plásticos e acrílicos transparentes. Projete tomadas em locais inacessíveis para as crianças, evitando transtornos e preocupações desnecessárias. Outro ponto importante dos quartos montessorianos é evitar objetos esguios e que podem cair sobre elas, por isso pense em móveis presos na parede e evite os rodízios: eles podem criar “degraus móveis” super perigosos para a criançada!