Ambientes projetados apenas para agradar aos olhos já não encantam mais os consumidores como antigamente. Resultado de tendências comportamentais como o Design Afetivo (toque aqui para ler) e os Imperfeccionistas (toque aqui para ler), a busca é por espaços que gerem algum impacto na vida das pessoas.
Para atingir esse resultado, muitas opções podem ser trabalhadas, focando na experiência total e não apenas no visual.
Foto por Nicole Geri
Os projetos brincam com ilusões de ótica, itens suspensos e um estudo aplicado sobre a utilização das cores para criar tetos com encapsulamentos, resultando em ambientes dignos do Instagram. Os tetos estão se tornando uma área de foco para os profissionais da área, oferecendo amplas e variadas possibilidades de criatividade.
Como uma tela criativa, os tetos são preenchidos por artistas de murais, plantas suspensas e itens pendurados. Seguindo o caminho do Maximalismo, “mais é mais” para tetos que chamam a atenção e encantam consumidores.
As possibilidades de suspensão criam espaços atmosféricos que chamam a atenção para cima. Pendurar vegetação, ervas e flores auxilia no objetivo de ativar os sentidos e conectar os visitantes à natureza.
Foto por Danist
Blocos de cores
- Esses itens ajudam a criar um impacto dramático, mas comercializável, para espaços interiores;
- Tons mais escuros criam ambientes super aconchegantes, enquanto os brilhos energizam e revigoram;
- Cores caleidoscópicas e padrões complexos dão uma sensação de caráter individual aos espaços, desafiando o uso convencional do espaço e da perspectiva.
Foto por Efe Kurnaz
Foto por Thor Alvis
O toque da iluminação
- A experimentação de iluminação específica no teto é aplicada para criar esquemas que emergem com núcleos dinâmicos e efeitos de luz;
- Os conceitos brincam com as possibilidades de luzes de neon, criando instalações impossíveis de passarem despercebidas;
- As lâmpadas caem suavemente do teto ou tornam-se maximalistas em plataformas maiores do o habitual visto.
Foto por bantersnaps
Foto por Ryan Searle
Ignore os limites
- Em consonância com o aumento do conforto e da calma em todo o mundo do design, os tetos também tentam criar uma sensação imersiva nos espaços;
- Os desenhos criados em programas de computador se tornam reais em espaços que ignoram os limites entre piso, parede e teto, criando ambientes que se aconchegam confortavelmente ao redor do visitante;
- Os híbridos de parede e teto ondulam, criando uma malha semelhante a tecido, e paredes curvas trazem uma sensação clássica de nostalgia.
Foto por Alex Block
Foto por Josip I
Criar espaços em zonas com cores de diferentes e paletas materiais provocam reações emocionais calorosas e convidativas para ambientes cheios de energia. Incorpore também características sensoriais, como ervas e plantas perfumadas, para criar tetos que levam para outra dimensão!