Crenças, superstições, misticismo: tudo isso é uma parte do tempero cultural passado de geração para geração entre os seres humanos. Independente do local do planeta em que você esteja ou da sua idade, com certeza conhece alguém que acredita em assuntos esotéricos.
Segundo as definições literais, esoterismo é o nome genérico que evidencia um conjunto de tradições e interpretações filosóficas que buscam transmitir um rol acerca de determinados assuntos que dizem respeito a aspectos da natureza da vida que estão sutilmente ocultos.
Traduzindo através de exemplos práticos: quem nunca procurou o seu signo na seção de horóscopo do jornal? Ou acreditou que passar embaixo de uma escada daria azar? Ou então utilizou alguma peça de roupa que acredita dar sorte?
Nas diversas heranças culturais que recebemos, estão embutidas muitas crenças que são repassadas há séculos. Seja algo relacionado à sorte e azar, alguma coisa astrológica ou sobrenatural, quase todos nós nos apegamos em algumas crenças esotéricas para explicar acontecimentos do dia a dia.
Ainda influenciado pelo Maximalismo (toque aqui para ler mais), o comportamento do consumidor está migrando cada vez mais para preferências autênticas, dessa forma, as crenças acabaram tornando-se ferramentas para mostrar nossa personalidade.
Por mais que você não acredite – e não tem nenhum problema nisso! -, é importante estar por dentro de como o consumidor está aplicando suas crenças, para saber como utilizar este tópico ao seu favor. Lembrando sempre, que o foco nas preferências do cliente é de muita importância, então todos os aspectos devem ser investigados para poder entendê-lo da melhor forma possível.
Foto pro Steph Cruz
No conteúdo No Gender (toque aqui para ler), falamos sobre a questão do gênero neutro. Parando para analisar, podemos ver que o caminho das tendências vem seguindo essa pegada de não distinção entre gêneros: a tendência atual do esoterismo é algo que se encaixa totalmente nesse assunto, pois pode ser aplicada e utilizada de forma neutra.
Um dos assuntos esotéricos mais conhecidos são os signos do zodíaco, derivados da astrologia. Os registros mais antigos da crença na astrologia datam do terceiro milênio a.C., sendo que a teoria teve um papel grande na formação de culturas e até influenciou a astronomia antiga – de fato, ambas caminharam juntas até poucos séculos atrás.
Fazendo uma pesquisa rápida nas Trends do Google, podemos observar um aumento muito notório nas buscas sobre astrologia e zodíaco, principalmente no final do último ano. No mundo online, já temos vários exemplos de empresas que utilizam os signos para criar conexão com os clientes. Alguns aplicam em forma de conteúdo nas redes sociais e outros até em formato de anúncios, recrutando pessoas através de seus signos. Talvez isso ainda não tenha um engajamento tão notório, mas analisando os dados, é algo que se tornará cada vez mais comum.
Outro assunto muito bem posicionado nos rankings de pesquisa é sobre cristais e pedras. Levando em consideração a necessidade de uma mudança no estilo de vida, mais focado no bem-estar físico e mental (O estilo de vida Lagom), alguns itens fáceis de serem adicionados à vida das pessoas acabaram tornando-se mais populares nos últimos anos – principalmente em 2020. Assuntos relacionados sobre a energia dos espaços têm ganhado força e sendo disseminado – muito por causa da situação atual da pandemia, onde buscamos maneiras para nos sentirmos melhores em diversos meios. Ainda nesse assunto, temos a natureza traduzida através dos materiais (falamos sobre isso no conteúdo Scandicraft), que pode ser aplicada com pedras e cristais para compor os ambientes.
A alta do tema biofílico também colaborou para essa tendência. Com a forma mais prática sendo através da introdução de plantas nos ambientes, aumentou a procura por espécies que possuem algum significado oculto. Temos vários exemplos, como a Espada de São Jorge que ajuda a eliminar o mau olhado, o Lírio da Paz que auxilia na proteção do lar, e assim por diante.
O grande ponto de tudo isso é que nós, seres humanos, gostamos de encontrar explicação para os acontecimentos, e também pela necessidade de estarmos no controle da situação. As crenças em coisas esotéricas são a tradução desse sentimento, onde buscamos sempre algum motivo para o que está acontecendo ou vai acontecer. Dessa forma, também nos identificamos e criamos grupos com as mesmas ideologias, outra necessidade que temos de nos encaixar no mundo.
Foto por Hanna Balan
COMO APLICAR NA ARQUITETURA E DESIGN?
Como já comentamos em alguns conteúdos anteriores, o comportamento do consumidor influencia diretamente na arquitetura e no design, e nós, profissionais, devemos estar alinhados com o que ocorre no mercado.
Esse movimento a favor do esoterismo iniciou no mundo da moda – como acontece quase sempre -, mais precisamente no setor de acessórios. Foram introduzidos colares, pulseiras e brincos que levam imagens de planetas, símbolos do horóscopo e vários outros incontáveis itens místicos que acabaram se tornando muito populares. Depois, também entrou no âmbito dos têxteis, incluindo estampas de roupas com esse tema – como comentado, também seguindo a premissa do gênero neutro.
O reflexo desse comportamento pode ser percebido de diversas formas, e uma delas é na parte da decoração de interiores.
No conteúdo Parisian Chic (toque aqui para ler), demos algumas pinceladas sobre a volta da utilização de itens como lustres e velas na decoração das casas. Isso continuará em alta, se será complementado por outros itens que veremos a seguir.
PEDRAS E CRISTAIS
Por serem utilizados na maioria das vezes como objetos de decoração, são itens que possuem sua aplicação facilitada. Dessa forma, introduzi-los aos projetos é uma das formas de traduzir a tendência esotérica de maneira rápida e prática.
Partindo para os significados, cada pedra ou cristal possui uma indicação individual. Dependendo da cor ou do formato, são indicados para para criar atmosferas distintas. Por isso, é muito importante entender as necessidades e preferências do cliente, para poder alinhar tudo de acordo com o que é esperado.
Se você não entende muito do assunto mas seu cliente é bastante interessado, peça a colaboração dele para ajudar nas definições! Certamente ele ficará muito satisfeito em estar sendo ouvido. Também já existem muitas lojas especialistas nesse assunto – físicas e online -, onde você pode pesquisar tanto pela parte estética quanto pelo que gostaria que o objeto transmitisse.
Foto por Caroline Gravino
Agora, algumas dicas para a aplicação prática:
- Não há regras para a utilização desses itens, visto que são aplicados nos mais diversos ambientes – dependendo da sua indicação. Você pode distribuí-los tanto pelos cômodos mais privados quanto pelos espaços de uso comum;
- Utilizar pequenos elementos para dar destaque é uma ótima pedida! Alguns exemplos: uma pedra grande colocada para apoiar uma pilha de livros ou algumas pedras menores dentro de um prato decorativo para formar um centro de mesa;
- Os objetos feitos com esses materiais também estão em alta, então é possível encontrar luminárias esculpidas em pedras, descanso de copos feitos com fatias das pedras, incensários, porta-velas e outros mais diversos itens. Use a imaginação!
Foto por Sierra NiCole Narvaeth
SIGNOS DO ZODÍACO
Um dos temas mais populares quando falamos sobre esoterismo, os signos do zodíaco são conhecidos pela maior parte da população. Mesmo não sendo expert no assunto, a maioria das pessoas sabe pelo menos qual é o seu signo.
Desde pessoas que fazem a leitura completa do mapa astral até as que não acreditam tanto nessa simbologia mas até acham bonito esteticamente algo relacionado aos signos: é possível aplicar essa tendência para todos eles.
Da mesma forma que falamos no item acima sobre as pedras e cristais, se você não entende tanto sobre o assunto mas o seu cliente gostaria muito de utilizá-lo no projeto, não tenha medo de pedir a colaboração dele! Com a tecnologia que temos hoje, também existem vários sites que são especialistas nesse tema, onde você pode buscar características relacionadas aos signos, o que pode te ajudar na aplicação prática.
Foto por Nastya Dulhiier
Dicas para você utilizar nos ambientes:
- Tudo vai de acordo com a familiarização do seu cliente com esse assunto, mas os têxteis são uma ótima escolha para a aplicação desse tema: pode ser utilizado em almofadas, jogos de cama, mantas e até nos tecidos dos estofados;
- Alguns itens decorativos para as paredes, como flâmulas e banners, ganharam popularidade por sua facilidade de aplicação e ótimo resultado visual. Esses objetos também são uma ótima escolha no momento de aplicar a tendência esotérica;
- As constelações que representam cada signo também estão muito em alta, e a boa notícia é que a utilização pode ser aplicada em diversos contextos, como em jogos americanos para a mesa e quadros para embelezar as paredes.
Foto por pixel parker
UNIVERSO E SEUS SÍMBOLOS
O universo é um tema já bastante explorado ao longo do tempo. Quem lembra dos adesivos luminosos de estrelas que eram muito comuns em quartos infantis há algumas décadas atrás?
Juntamente com a necessidade da reconexão com a natureza, esse assunto acabou ganhando mais destaque nos últimos anos. Planetas, céus, estrelas e outros itens neste mesmo estilo acabaram tornando-se populares na área da moda – novamente, principalmente nos acessórios -, e agora estão migrando também para a área da decoração.
Foto por Content Pixie
Esse é um tema um pouco mais simples de aplicar, pois não necessita de um conhecimento tão aprofundado quanto os cristais e os signos. Na maioria das vezes, a conexão com esse assunto relacionado ao universo é algo mais sentimental, que traduz alguma sensação boa para a pessoa, e por isso ela gostaria de aplicar no espaço em que estará passando grande parte do seu tempo.
Foto por Joel Henry
Ideias para aplicar nos projetos:
- Planetas e constelações: tudo pode ser aplicado na decoração. De acordo com as preferências do seu cliente, você pode escolher um tema mais específico ou mesclar vários que compõem esse visual do universo;
- Estampas relacionadas a esse assunto são muito bem-vindas! Podem ser utilizadas nos têxteis, como citamos no tópico sobre os signos, e também em itens de maior destaque, como nos tapetes, por exemplo;
- Para clientes mais ousados nesse tema, você pode incluir pinturas nas paredes inspiradas em imagens do céu estrelado ou uma composição com vários planetas – como o sistema solar.