Quando nos referimos a um projeto nesse estilo, precisamos representar a época atual, seja ela avaliada quando for. Por exemplo, nesse ano ser contemporâneo é fazer algo que represente esse momento. No próximo ano, com a velocidade em que as coisas mudam e se atualizam, ser contemporâneo é seguir outra linha de decoração, arquitetura e design.
A paleta de cores que representa o Estilo Contemporâneo é naturalmente clara e neutra. Cores como cinza, branco e fendi são as mais usadas, pois valorizam os espaços e transmitem a sensação de amplitude. O Estilo Contemporâneo na decoração é marcado pela simplicidade e pureza nas linhas. Aqui, a suavidade das formas e a organização são exaltadas.
Basicamente o que há de mais atual em relação a móveis é o que deve ser usado na hora de projetar com esse estilo. Atualmente aposte em móveis com toques minimalistas, sem esquecer que a mobília deve ser funcional, já que sabemos que a prioridade do contemporâneo é organização!
A decoração contemporânea é muito versátil, pois aceita todos os elementos: madeira, pedras, metais e etc. Esses são materiais presentes em praticamente todas as tendências atuais, por isso podemos dizer que ser contemporâneo é ser um pouco de cada nova tendência que vem surgindo a cada dia.
Mas voltando aos elementos do contemporâneo, procure se apropriar da versatilidade da madeira para criar pisos e móveis de tom único, sem intercalar com outras cores. As pedras podem ser utilizadas para revestir paredes ou criar aquele tampo de mesa incrível, e os metais podem aparecer em luminárias ou nos puxadores dos móveis.
Obras de arte estão mais do que liberadas! Arte urbana como grafites, desenhos, ilustrações e tudo aquilo que tiver a personalidade que o ambiente pede! Essa é uma bela estratégia para que você crie uma conexão afetiva na cabeça dos seus clientes. Pois sim, o seu projeto contemporâneo criado agora será algo distinto em alguns anos, mas não será mais contemporâneo na época que está por vir.