Falando de efeito Kondo, fica a pergunta, você sabe quem é Marie Kondo? Se você trabalha com personal organizer, certamente deve conhecer! Escritora do best-seller “A Mágica da Arrumação”, compartilha dicas incríveis para quem tem mania de arrumação ou então só gosta de deixar tudo no seu devido lugar.
Desde pequena Marie já era organizada, entretanto, foi aos 19 anos, após trabalhar em um templo xintoísta, onde aprendeu muito sobre desapego, que ela teve um episódio decisivo que a transformaria no guru mundial da arrumação. Depois de um colapso nervoso que a deixou inconsciente por duas horas, em um dia onde a dúvida a corroía sobre quais objetos deveria guardar ou descartar, ela teve a grande visão de que devemos guardar apenas o que nos faz feliz. E a partir daí montou seus métodos de organização.
Foto por Rawpixel
Marie tem dois fundamentos muito bem definidos:
- Descartar tudo que é inútil, e como falado anteriormente, não nos traz alegria;
- Organizar tudo segundo categorias muito bem definidas.
Segundo ela, organizar a casa faz bem inclusive para a alma! E focada nisso, criou dez mandamentos do efeito Kondo para seguirmos e mantermos tudo organizadíssimo.
Foto por Africa Studio
1º Mandamento
Arrume tudo de uma vez.
Diferente do que muitos personal organizers ensinam, ela indica arrumar tudo de uma só vez. Segundo ela, é mais fácil deixar tudo limpo e organizado do que organizar um cômodo hoje e outro amanhã, parecendo que você vai protelando e no fim nunca terá tudo organizado.
Foto por Rawpixel
2º Mandamento
Desapegue.
O desapego é muito comum na cultura oriental, berço do minimalismo, e acredito que seja uma das coisas mais difíceis de fazer. No fim de contas, todos nós somos apegados a algo, mas esse costume muitas vezes aprisiona as pessoas, impedindo-as de agir com liberdade e deixar o novo entrar. Portanto, ela indica praticar o desapego não somente em bens materiais, mas também espirituais.
Foto por Sirastock
3º Mandamento
Mantenha somente o que lhe traz alegria.
Na hora do desapego está é a frase que você deve ter em mente: quando for jogar um objeto fora, pergunte a si mesmo “este objeto me faz feliz?”. Se a resposta for sim, independente do que os outros digam você deve mantê-lo para trazer essa sensação agradável à tona toda vez que olhar para ele. Ah, isso vale para roupas também (com moderação).
Foto por Kiian Oksana
4º Mandamento
Categorize.
Organizar tudo na casa por categorias evita ter itens do mesmo tipo espalhados em vários cômodos. Com essa organização é possível manter o controle, sabendo exatamente o que você tem, evitando pequenos focos de bagunça e facilitando na hora de organizar.
Foto por Lane V. Erickson
5º Mandamento
Tudo acessível.
Colocar tudo em pilhas como estamos acostumados fazer não é a melhor opção. Com o tempo, o que esta na parte de baixo da pilha será esquecida e a bagunça começara de novo… O ideal é ordenar como uma biblioteca, organizando tudo com lógica e de uma maneira que tudo fique visível e acessível.
Foto por AlesiaKan
6º Mandamento
Deixe o sentimento para o final.
Sabe aqueles objetos sentimentais que falamos anteriormente? Deixe-os para o final na hora da organização. Essa atitude evitará a perca de foco e você conseguirá fazer tudo muito mais rápido.
Foto por Halfpoint
7º Mandamento
Parentes, parentes, desapegos à parte.
Sabe aquela frase de indignação que sua mãe fala na hora que vê você se desfazendo das coisas? Então, por isso é bom manter os parentes longe na hora de praticar o desapego. Mesmo que ele não te convença mudar de ideia, ainda pode acontecer de seu parente pegar tudo o que você jogou fora e acumular na casa dele.
Foto por Rawpixel
8º Mandamento
Silêncio: organização acontecendo.
Sim, eu sei, também fiz cara feia quando li isso… Se existe uma coisa que deixa a organização interessante é a possibilidade de ligar o som para descontrair. Entretanto, segundo Marie Kondo, esta é uma atividade que exige concentração, o que música alta, TV e conversa não deixam fazer. É permitido apenas ligar uma música amena em volume baixo.
Foto por LightField Studios
9º Mandamento
Adeus caixas organizadoras.
No efeito Kondo é ilusão pensar que caixas e sacos conseguirão organizar uma casa desorganizada. Eles podem inclusive virar uma nova bagunça, pois se você não sabe exatamente o que tem dentro, acontecerá como as pilhas: os objetos serão esquecidos, e na hora que forem procurados, uma nova bagunça será instaurada.
Foto por V_L
10º Mandamento
Rotina é tudo.
Sabe aquela vontade de chegar em casa, largar tudo no primeiro lugar e se jogar no sofá para descansar? Esqueça. Antes de fazer isso, deixe tudo organizado! Assim, você evitará o desperdício de tempo na hora de reorganizar.
Foto por Areebarbar