Muito se fala sobre diferenciação e todos sabemos que este é um fator essencial para qualquer profissional ou empresa se destacar em um mercado competitivo como o nosso. Não há como ter sucesso fazendo apenas mais do mesmo… fazendo o que a grande maioria já faz, sem agregar valor e inovar.
A boa notícia é que existem diferentes formas para inovar e diferenciar nosso negócio dos demais. E quando eu falo negócio, eu me dirijo a qualquer negócio, inclusive a um pequeno escritório de apenas uma pessoa trabalhando em home office, por exemplo.
No Brasil, a grande maioria dos profissionais liberais é muito amadora em relação às ações de marketing e gestão de suas empresas. E como diz a velha máxima: onde há amadorismo, há oportunidade. Fica mais fácil se destacar em um mercado onde a maior parte dos profissionais não tem diferenciação alguma, e faz quase tudo de modo intuitivo e sem métodos.
De forma bem pensada e planejada, é possível criar algo diferente e que aumente o desempenho do seu cliente. Um trabalho de visual merchandising inovador e que realmente potencialize as vendas de um cliente varejista, por exemplo, é algo muito valorizado.
É possível criar algo mais personalizado ou customizável.
É possível se destacar pelo design diferenciado. E entenda-se por design não apenas o aspecto visual, mas a funcionalidade do elemento projetado.
É possível desenvolver um serviço que reduza os custos do seu cliente.
É possível criar um produto ou serviço que reduza os riscos do seu cliente. Por exemplo, um projeto inovador que diminua o grau de acidentes domésticos para pessoas idosas e com dificuldades motoras, sem que elas tenham que investir valores absurdos em equipamentos caríssimos.
A diferenciação é a possibilidade de criar serviços que tragam mais conveniência ao cliente. Por exemplo, atendimento presencial a domicílio, ou então à distância, para o cliente não precisar sair de casa.
Foto por Kaboompics
- A clínica existente dele está velha e desatualizada;
- Uma clínica novinha em folha abriu nas vizinhanças, e existe o risco de levar boa parte dos seus clientes;
- Os sócios não se sentem mais orgulhosos do seu espaço de trabalho como antigamente.
- Eu sou um arquiteto (Padrão comum);
- Eu sou um arquiteto especializado na área médica (Melhorzinho);
- Eu sou um arquiteto especializado em transformar as práticas médicas em um ambiente que atrai clientes e constrói uma marca vencedora (Bem melhor!).
Foto por Kelly Lacy
Foto por Design Tank