O mármore é um dos revestimentos mais utilizados em cozinhas e banheiros. Seu padrão também é muito reproduzido em papéis de parede e tantas outras peças decorativas, e usado ao longo dos séculos como um material para adicionar um toque de requinte e sofisticação a qualquer ambiente ou obra de arte.
Por possuir veios característicos e diferentes variações de cores, o ideal é sempre escolher pessoalmente e com calma o lote do seu mármore.
Pedras atemporais, que caem bem com qualquer tipo de decoração: esses materiais enriquecem os espaços e ajudam a personalizá-los.
O mármore é mais frágil que o granito, por exemplo, por ser poroso e absorver as impurezas do ambiente. Então, todo cuidado com vinhos, gorduras e produtos de limpeza sob a pedra. Para facilitar, existem alguns impermeabilizantes que dão mais vida útil e podem ajudar no cuidado.
Existem materiais como Silestone e Caesarstone, que são pedras artificiais moldadas por indústrias super tecnológicas. São ótimas opções, mas não resistem ao calor como o mármore. Por isso, não se recomenda o uso desse tipo de material em áreas de calor excessivo, como lareiras e tampos de cozinhas.
Existem diversos tipos de acabamentos para cada ambiente: Polido: que é o mármore plano e normalmente lustroso como brilho. Levigado: que também é plano porém não reflexivo. Jateado: que produz um plano mais rugoso e opaco. Flameado: que possui uma superfície rugosa e mais rústica. Apicoado: que possui uma superfície também rugosa, mas com relevo de até vários milímetros.
Além dos acabamentos diversos que o mármore oferece, existem vários tipos diferentes de cores, aparências e desenhos. Os mais encontrados são: Pigues, Travertino, Sivec, Callacta, Crema Marfil, Marrom Emperador, Thassos, Bolticino, Onix e Nero Marquina.