Com uma história rica em conteúdo, o estilo em questão traz um tom jovial aos ambientes. Remete ao estilo de vida rural do francês, com casas rústicas entre os campos de lavanda. O interior das casas apresenta paredes de pedra com vigas de madeira aparentes. A decoração provençal é discreta e charmosa.
A decoração neste estilo é uma mistura de rústico e sofisticado, sublime e camponês e atualmente virou tendência entre os apaixonados pela cultura francesa, e claro, de decoração. O estilo provençal é marcado pelo uso de móveis feitos de madeira desgastados pelo tempo, tons pastéis, onde nos lembra o período entre os séculos 16 e 18.
Essa vertente da decoração é caracterizada pela rusticidade aliada a recursos que proporcionam acolhimento e conforto. Com aspecto nostálgico, perdido no tempo e com detalhes românticos, esse estilo é encantador!
Com toques de elegância e requinte, marcada por traços elegantes, esse tipo de decoração tem em suas origens influências da arquitetura grega, romana e posteriormente de países como a França e Inglaterra. A decoração clássica requer espaços amplos e altos para receber mobiliário e peças decorativas igualmente vistosas, sendo essa uma de suas principais características.
O estilo clássico é caracterizado por bases neutras e materiais nobres, como mármores, tapeçarias e acabamentos exclusivos, que demonstram o seu estilo sofisticado e contemporâneo. Ele tem um perfil conservador, é imponente, rico em detalhes, tendo como base o mobiliário antigo.