Uma releitura do passado feita para homenagear, resgatar e enriquecer os projetos de maneira nostálgica: estamos falando do retrô! Esse estilo apresenta novas visões inspiradas nos itens de antigamente.
A categorização retrô é utilizada para classificar móveis e objetos inspirados em produtos que fizeram sucesso em décadas anteriores. Diferente do vintage, ele é uma criação contemporânea, onde objetos são relançados iguais ou semelhantes aos objetos antigos.
Você já assistiu o filme Meia-noite em Paris? Nele, os personagens sempre querem viver numa época passada, diferente da deles. A tendência retrô funciona exatamente dessa forma! Ela traz para o presente o que no passado fez sucesso 😉
Foto por Les Anderson
O retrô ultrapassa os limites da decoração e acaba sendo tendência na moda, nos brinquedos e nos carros. As releituras dos produtos trazem um pouco da nostalgia de seu antecessor.
Foto por Mitch Rosen
Os banheiros retrô são as novas apostas para a decoração de 2016. Ladrilhos hidráulicos, pastilhas, azulejos coloridos e banheiras brancas deixam o ambiente a cara desse estilo. Eles possuem a capacidade de levar ao ambiente um pouco da história de outra época.
Foto por Africa Studio
Na parte da cozinha conseguimos atribuir o estilo retrô de forma bem humorada e com muita personalidade. Dando destaque para os eletrodomésticos, um dos itens que você pode usar em seus projetos e representa muito bem essa tendência é a geladeira Smeg, um item de luxo. Mas você pode encontrar algo mais acessível na linha Retrô da Brastemp.
Como o estilo retrô é bem mais livre em relação às cores, é possível trabalhar a mistura delas livremente. Para um cenário mais descontraído, as padronagens psicodélicas ou com ilustrações de personagens antigos podem reforçar essa composição.
Foto por Thom Holmes
A tendência retrô tem a capacidade de nos emocionar, lembrando fatos importantes ou momentos inesquecíveis de décadas passadas. Por isso é interessante considerar essa decoração na hora de projetar ambientes assertivos para as pessoas, pois vender uma ideia nada mais é que emocionar seu cliente.
Foto por KM Kr1cH
Use isso a seu favor, observando a idade das pessoas e buscando elementos da sua juventude, por exemplo. Fique de olho: 30 anos é uma boa média para você se basear e entender qual é o momento atual desse estilo. Isso mesmo: tudo que é antigo pode ser retrô, mas nem tudo que é retrô está na moda.