Página inicial Retrô O retrô e a sua nova cara
Retrô

O retrô e a sua nova cara

por André Menin 11 de outubro, 2016
376 visualizações 5 minutos de leitura
2
FacebookTwitterPinterestLinkedinEmail

Uma releitura do passado feita para homenagear, resgatar e enriquecer os projetos de maneira nostálgica: estamos falando do retrô! Esse estilo apresenta novas visões inspiradas nos itens de antigamente.

A categorização retrô é utilizada para classificar móveis e objetos inspirados em produtos que fizeram sucesso em décadas anteriores. Diferente do vintage, ele é uma criação contemporânea, onde objetos são relançados iguais ou semelhantes aos objetos antigos.

Você já assistiu o filme Meia-noite em Paris? Nele, os personagens sempre querem viver numa época passada, diferente da deles. A tendência retrô funciona exatamente dessa forma! Ela traz para o presente o que no passado fez sucesso 😉

O retrô e a sua nova cara | REFRESHER® Trends
Foto por Les Anderson

O retrô ultrapassa os limites da decoração e acaba sendo tendência na moda, nos brinquedos e nos carros. As releituras dos produtos trazem um pouco da nostalgia de seu antecessor.

O retrô e a sua nova cara | REFRESHER® Trends
Foto por Mitch Rosen

Os banheiros retrô são as novas apostas para a decoração de 2016. Ladrilhos hidráulicos, pastilhas, azulejos coloridos e banheiras brancas deixam o ambiente a cara desse estilo. Eles possuem a capacidade de levar ao ambiente um pouco da história de outra época.

O retrô e a sua nova cara | REFRESHER® Trends
Foto por Africa Studio

Na parte da cozinha conseguimos atribuir o estilo retrô de forma bem humorada e com muita personalidade. Dando destaque para os eletrodomésticos, um dos itens que você pode usar em seus projetos e representa muito bem essa tendência é a geladeira Smeg, um item de luxo. Mas você pode encontrar algo mais acessível na linha Retrô da Brastemp.

Como o estilo retrô é bem mais livre em relação às cores, é possível trabalhar a mistura delas livremente. Para um cenário mais descontraído, as padronagens psicodélicas ou com ilustrações de personagens antigos podem reforçar essa composição.

O retrô e a sua nova cara | REFRESHER® Trends
Foto por Thom Holmes

A tendência retrô tem a capacidade de nos emocionar, lembrando fatos importantes ou momentos inesquecíveis de décadas passadas. Por isso é interessante considerar essa decoração na hora de projetar ambientes assertivos para as pessoas, pois vender uma ideia nada mais é que emocionar seu cliente.

O retrô e a sua nova cara | REFRESHER® Trends
Foto por KM Kr1cH

Use isso a seu favor, observando a idade das pessoas e buscando elementos da sua juventude, por exemplo. Fique de olho: 30 anos é uma boa média para você se basear e entender qual é o momento atual desse estilo. Isso mesmo: tudo que é antigo pode ser retrô, mas nem tudo que é retrô está na moda.

Turbine os resultados do seu escritório com a ajuda do REFRESHER!

Conte com as melhores ferramentas de captação de clientes, atendimento e gestão de projetos de Arquitetura, Design de Interiores e Engenharia.

Crie uma conta gratuita
classicoestiloretrô
Artigo anterior
O reinado vitoriano
Próximo artigo
O cinza e toda a sua sutiliza

Deixe o seu comentário Cancelar resposta

Manter nome e e-mail salvos.

Artigos relacionados

Um viva à naturalidade

Cidades coloridas

O prata e a sua linda pureza

Folk e a sua natureza

Estilo all black: use e abuse

Receba novidades do REFRESHER

Navegue pelos artigos do blog

Siga o @RefresherTrends

Facebook Instagram Pinterest Youtube Spotify Telegram

Artigos recentes

  • O que é o Furiosalone: Conheça os detalhes da Feira de Design de Milão

  • 10 ferramentas essenciais para todo escritório de Arquitetura

  • O que é Neuroarquitetura?

  • NFT: O que são e o que significam para a Arquitetura

  • O Marketing Sensorial na Arquitetura

  • Seasteading: Vivendo no Mar

Instagram

Pinterest

@refreshertrends

Assuntos mais falados

alegria arquitetura arte briefing cidade classico cliente consumidor contemporânea cores cristais cultura decoração dificuldades elementos empreendedorismo espelho estilo estilo oriental estética japonesa fachadas gerações história japonismo linha luz Marie modernismo modernista movimento mídia natureza organização oriental pantone pedra profissão provençal ser arquiteto tendencia vendas versão vida yugen época