REFRESHER » Blog » Wabi Sabi: uma filosofia japonesa
Geral

Wabi Sabi: uma filosofia japonesa

por André Menin 13 de junho, 2017
334 visualizações 5 minutos de leitura
2
FacebookTwitterPinterestLinkedinEmail

A premissa da tendência Wabi Sabi é a beleza na imperfeição. Por ser uma expressão exclusivamente japonesa, não possui uma tradução exata em português nem em outros idiomas.

Conta a lenda que um jovem japonês desejava aprender os complicados rituais da cerimônia do chá com seu grande mestre. Para testá-lo, o mestre pediu que ele varresse o jardim do templo.

Com cuidado, ele limpou cada canto do jardim. Tudo estava perfeito, nenhuma folha caída ou areia fora do lugar… as pedras e plantas também estavam todas organizadas.

Porém, antes de apresentar seu trabalho ao mestre, ele sacudiu o tronco de uma cerejeira, fazendo algumas folhas caírem despretensiosamente pelo chão. O mestre, impressionado, admitiu o jovem no seu mosteiro, pois com essa atitude ele mostrou que existe beleza na imperfeição.

 

Wabi Sabi: uma filosofia japonesa | REFRESHER® TrendsFoto por Sean Pavone

 

Literalmente falando, podemos dizer que “Wabi” significa simplicidade, rústico… enquanto “Sabi” se refere à beleza da idade, desgaste do tempo.

 

Wabi Sabi: uma filosofia japonesa | REFRESHER® TrendsFoto por Photographee

 

É um conceito baseado na aceitação, transitoriedade e imperfeição. Aceitar que o belo é imperfeito e incompleto. Um exemplo são os tapetes persas, que sempre possuem um pequeno defeito que garante sua autenticidade.

Perfeição só existe na ficção. A vida real é imperfeita.

 

Wabi Sabi: uma filosofia japonesa | REFRESHER® TrendsFoto por Yuliia Mazurkevych

 

Podemos perceber esse conceito em diversas artes japonesas como a Ikebana (arte de arranjos florais), jardins zen, bonsais, cerâmicas japonesas e a tradicional cerimônia do chá.

 

Wabi Sabi: uma filosofia japonesa | REFRESHER® TrendsFoto por Gingo Scott

 

Algumas características dessa tendência são a assimetria, aspereza, irregularidade, simplicidade, rusticidade, austeridade e modéstia. Uma forma de pensar muito ligada ao slow living, uma vez que busca a conexão com o autêntico e com a natureza, reconhecendo três realidades essenciais: nada dura, nada é completo, nada é perfeito.

 

Wabi Sabi: uma filosofia japonesa | REFRESHER® TrendsFoto por ImageFlow

 

Algo que podemos notar nessa tendência é o foco no processo, e não no produto final. Na jornada e não apenas no objetivo. Por exemplo: aproveitar ao máximo o processo da decoração e construir ela aos poucos.

Isso nos faz lembrar da tendência decoração afetiva, onde tudo conta uma história. É importante enxergar o belo na imperfeição e nas marcas que ficam registradas com o passar do tempo, como rugas e cicatrizes em nossos corpos.

 

Wabi Sabi: uma filosofia japonesa | REFRESHER® TrendsFoto por Africa Studio

 

O kintsugi é a arte japonesa de reparar com laca de ouro ou prata objetos quebrados. Quando algo com história é danificado e sofre algum infortúnio, esse acontecimento entra na história do objeto. Portanto, deve ser enaltecido e celebrado, tornando, por exemplo, a cerâmica reparada mais forte e mais bela do que a original.

 

Wabi Sabi: uma filosofia japonesa | REFRESHER® TrendsFoto por photoBeard

 

Quando queremos inserir o wabi sabi na decoração, devemos optar por ambientes mais aconchegantes e naturais, minimalistas porém rústicos, fazendo um contraponto de objetos modernos com objetos recheados de história.

 

Wabi Sabi: uma filosofia japonesa | REFRESHER® TrendsFoto por Svetlana Lukienko

 

Formas irregulares e imperfeições também caem muito bem. Não esconda aquela rachadura, nem o cantinho quebrado de algum objeto… faça móveis diferentes com troncos de árvores, por exemplo, ou então reaproveitando algo que iria para o lixo.

Enfim, valorize peças que trazem lembranças e que cultivem histórias.

 

Wabi Sabi: uma filosofia japonesa | REFRESHER® TrendsFoto por Alena Ozerova

 

Assim como na decoração afetiva, o Wabi Sabi prega o oposto do que estamos vivendo nos dias atuais. Prega a desconexão, a imperfeição e o relaxamento.

As pessoas buscam por tecnologia para facilitar suas vidas. Porém, muitas delas não querem isso na decoração de seus ambientes… Principalmente em se tratando de residências. Afinal, o lugar de descanso deve nos conectar ao que realmente é importante e essencial em nossas vidas.

Turbine os resultados do seu escritório com a ajuda do REFRESHER!

Conte com as melhores ferramentas de captação de clientes, atendimento e gestão de projetos de Arquitetura, Design de Interiores e Engenharia.

Crie uma conta gratuita

artefilosofiajaponesa
Artigo anterior
Afeto na decoração
Próximo artigo
A cultura DIY

Deixe o seu comentário Cancelar resposta

Manter nome e e-mail salvos.

Artigos relacionados

O que é o Furiosalone: Conheça os detalhes da Feira...

10 ferramentas essenciais para todo escritório de Arquitetura

O que é Neuroarquitetura?

NFT: O que são e o que significam para a...

O Marketing Sensorial na Arquitetura

Seasteading: Vivendo no Mar

Nichos da Arquitetura e do Design: qual devo investir?

Cottagecore: vivendo com simplicidade

Arquitetura orgânica

Um mundo esotérico na decoração

Galeria de arte na sua casa

O novo consumidor

Receba novidades do REFRESHER

Navegue pelos artigos do blog

Siga o @RefresherTrends

Facebook Instagram Pinterest Youtube Spotify Telegram

Artigos recentes

  • O que é o Furiosalone: Conheça os detalhes da Feira de Design de Milão

  • 10 ferramentas essenciais para todo escritório de Arquitetura

  • O que é Neuroarquitetura?

  • NFT: O que são e o que significam para a Arquitetura

  • O Marketing Sensorial na Arquitetura

  • Seasteading: Vivendo no Mar

Instagram

Pinterest

@refreshertrends

Assuntos mais falados

alegria arquitetura arte briefing cidade classico cliente consumidor contemporânea cores cristais cultura decoração dificuldades elementos empreendedorismo espelho estilo estilo oriental estética japonesa fachadas gerações história japonismo linha luz Marie modernismo modernista movimento mídia natureza organização oriental pantone pedra profissão provençal ser arquiteto tendencia vendas versão vida yugen época