Página inicial Geral O dinamarquês Hygge
Geral

O dinamarquês Hygge

por André Menin 21 de março, 2017
458 visualizações 5 minutos de leitura
1
FacebookTwitterPinterestLinkedinEmail

O conceito Hygge é aplicado na Dinamarca há mais de dois séculos e agora está ganhando o mundo, pois segundo os nórdicos, é o segredo para alcançar a felicidade.

Sua premissa é muito simples, uma vez que ensina a valorizar momentos que normalmente não damos devida atenção, por exemplo: uma tarde de inverno, um bom filme e uma caneca de chocolate quente, tudo isso emoldurado por uma agradável lareira. Qual a sensação que essa descrição traz em sua mente? Certamente de aconchego! O Hygge é tudo que traz esse sentimento.

O dinamarquês Hygge ​| REFRESHER® Trends

 

O termo origina-se de uma palavra norueguesa que quer dizer “bem-estar”, mas adequou-se muito bem aos vizinhos dinamarqueses, que passaram a utilizá-la com esmero. Em português, a tradução mais próxima é “aconchego”, mas sozinha não é capaz de demonstrar todo seu significado.

 

O dinamarquês Hygge ​| REFRESHER® Trends

 

A atenção para esse conceito é tão grande que os dinamarqueses detêm o título de povo mais feliz da terra, segundo o ranking de felicidade da Organização das Nações Unidas (ONU), mesmo sofrendo devido à sua localização geográfica e consequentemente, o clima com invernos super rigorosos.

 

O dinamarquês Hygge ​| REFRESHER® Trends

 

A palavra Hygge normalmente está relacionada com a casa e seu interior, no entanto também é possível praticá-lo ao ar livre, como em passeio no parque, por exemplo. E ao contrário do que parece, pode e deve ser aplicado o ano todo e não somente no inverno.

 

O dinamarquês Hygge ​| REFRESHER® Trends

 

Um dos livros mais conhecidos sobre o tema é The Little Book of Hygge: The Danish Way to Live Well, (O Pequeno Livro de Hygge: O Jeito Dinamarquês de Viver Bem) de Meik Wiking, leitura recomendada a todos que gostam do assunto. Neste livro é possível encontrar um kit de sobrevivência para aqueles dias nada acolhedores.

 

O dinamarquês Hygge ​| REFRESHER® Trends

 

O kit indica:

  • Velas, que na falta de uma lareira são essenciais;
  • Comida farta, alinhada ao conceito de slow food. Neste caso, devemos desfrutar também do processo de preparação dos alimentos;
  • Um livro ou uma série favorita;
  • Roupas confortáveis;
  • Dar asas à imaginação utilizando papel ou um caderno ao invés de smartphone ou tablet.

 

O dinamarquês Hygge ​| REFRESHER® Trends

 

Quando pensamos no projeto adequado a este estilo, muitas ideias vêm à tona. Como devemos estar conscientes de que essa tendência é um estilo de vida, devemos ficar atentos ao gosto e estilo do morador para projetar uma casa agradável.

 

O dinamarquês Hygge ​| REFRESHER® Trends

 

Outro ponto importantíssimo é a iluminação! Fica interessante deixar uma luz difusa, nada de lâmpadas fluorescentes ou muito fortes. O segredo está em espalhar luzes mais fracas em diferentes pontos do ambiente (preferencialmente, onde há uma lareira ou um fogão à lenha), e também muitas velas, afinal os nórdicos possuem uma paixão por esses itens.

 

O dinamarquês Hygge ​| REFRESHER® Trends

 

O estilo escandinavo com linhas limpas pode ficar mais aconchegante com elementos naturais, como objetos de madeira, cerâmica, pelegos, vime e plantas. Almofadas e mantas também ajudam a compor o clima.

 

O dinamarquês Hygge ​| REFRESHER® Trends

 

Conclusão: conforto não é o único significado de Hygge! A essência é criar uma atmosfera gostosa, curtir o momento presente e as coisas boas da vida com quem se gosta. Esse é o jeito dinamarquês de viver.

Turbine os resultados do seu escritório com a ajuda do REFRESHER!

Conte com as melhores ferramentas de captação de clientes, atendimento e gestão de projetos de Arquitetura, Design de Interiores e Engenharia.

Crie uma conta gratuita
aconchegoDinamarquêstendencia
Artigo anterior
Contemporâneo x Moderno
Próximo artigo
O encanto do artesanal

Deixe o seu comentário Cancelar resposta

Manter nome e e-mail salvos.

Artigos relacionados

O que é o Furiosalone: Conheça os detalhes da Feira...

10 ferramentas essenciais para todo escritório de Arquitetura

O que é Neuroarquitetura?

NFT: O que são e o que significam para a...

O Marketing Sensorial na Arquitetura

Seasteading: Vivendo no Mar

Nichos da Arquitetura e do Design: qual devo investir?

Cottagecore: vivendo com simplicidade

Arquitetura orgânica

Um mundo esotérico na decoração

Galeria de arte na sua casa

O novo consumidor

Receba novidades do REFRESHER

Navegue pelos artigos do blog

Siga o @RefresherTrends

Facebook Instagram Pinterest Youtube Spotify Telegram

Artigos recentes

  • O que é o Furiosalone: Conheça os detalhes da Feira de Design de Milão

  • 10 ferramentas essenciais para todo escritório de Arquitetura

  • O que é Neuroarquitetura?

  • NFT: O que são e o que significam para a Arquitetura

  • O Marketing Sensorial na Arquitetura

  • Seasteading: Vivendo no Mar

Instagram

Pinterest

@refreshertrends

Assuntos mais falados

alegria arquitetura arte briefing cidade classico cliente consumidor contemporânea cores cristais cultura decoração dificuldades elementos empreendedorismo espelho estilo estilo oriental estética japonesa fachadas gerações história japonismo linha luz Marie modernismo modernista movimento mídia natureza organização oriental pantone pedra profissão provençal ser arquiteto tendencia vendas versão vida yugen época