Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes.
Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.
História do moderno
A Idade Moderna teve seu início lado a lado à Revolução Francesa, sendo um período marcado por diversos outros acontecimentos, como a expansão marítima, reforma religiosa, Renascimento, Absolutismo e o Iluminismo.
O moderno
Grandes revoluções, como a substituição do sistema feudal para o sistema capitalista, também marcaram o período moderno. Porém, o movimento que mais influenciou a arte moderna foi o Renascimento, intervindo inclusive nas áreas científicas, filosóficas, literárias, e comerciais.
Estilo moderno
Os ambientes desse estilo normalmente são clean, simples e práticos. E apesar de muitas pessoas relacionarem esse estilo a objetos futuristas, ele não precisa necessariamente seguir esta regra.
Inspiração modernista
Le Corbusier é um dos mais renomados arquitetos do Modernismo: ele considerava a casa como uma máquina de morar, enfatizando seu fascínio pela tecnologia e buscando sempre a funcionalidade.
#FicaDica
Algumas características não podem ficar de fora em ambientes Modernos: linhas retas e aço inoxidável são os materiais favoritos dos designers modernos. As cores normalmente são neutras, mas nada impede que alguns ambientes possuam pontos de cor.
A história do contemporâneo
A Idade Contemporânea, também chamada de Contemporaneidade, é o período específico atual da história no mundo. Entre os historiadores, existe uma grande dificuldade em determinar o início desse período, e a delimitação que existe acaba sendo muito mais política do que histórica.
Contemporâneo
Segundo Barraclough (1964), “a palavra contemporâneo significa, inevitavelmente, coisas diferentes para pessoas diferentes; o que para mim é contemporâneo não o será, necessariamente, para todos vós”.
Porém, não podemos negar que a contemporaneidade está marcada pelo amplo desenvolvimento tecnológico. Contemporâneo, com origem em contemporaneus, diz-se daquilo que pertence ou que é relativo à época em que se vive
#FicaDica
Não chamamos o contemporâneo de estilo na decoração, pois na verdade, agrega diversos outros estilos que estão na “moda”.
Tudo o que dizemos que está em alta naquele momento histórico faz parte da contemporaneidade. Ou seja, sabemos que o estilo vintage é um dos mais procurados da internet atualmente, mas o rústico também não fica para trás. Dessa forma, esses dois estilos são contemporâneos.
Resumindo: a ideia em questão é que basicamente moderno é mais relativo ao conceito, e contemporâneo é relativo ao tempo.