O conceito Hygge é aplicado na Dinamarca há mais de dois séculos e agora está ganhando o mundo, pois segundo os nórdicos, é o segredo para alcançar a felicidade.
Sua premissa é muito simples, uma vez que ensina a valorizar momentos que normalmente não damos devida atenção, por exemplo: uma tarde de inverno, um bom filme e uma caneca de chocolate quente, tudo isso emoldurado por uma agradável lareira. Qual a sensação que essa descrição traz em sua mente? Certamente de aconchego! O Hygge é tudo que traz esse sentimento.
O termo origina-se de uma palavra norueguesa que quer dizer “bem-estar”, mas adequou-se muito bem aos vizinhos dinamarqueses, que passaram a utilizá-la com esmero. Em português, a tradução mais próxima é “aconchego”, mas sozinha não é capaz de demonstrar todo seu significado.
A atenção para esse conceito é tão grande que os dinamarqueses detêm o título de povo mais feliz da terra, segundo o ranking de felicidade da Organização das Nações Unidas (ONU), mesmo sofrendo devido à sua localização geográfica e consequentemente, o clima com invernos super rigorosos.
A palavra Hygge normalmente está relacionada com a casa e seu interior, no entanto também é possível praticá-lo ao ar livre, como em passeio no parque, por exemplo. E ao contrário do que parece, pode e deve ser aplicado o ano todo e não somente no inverno.
Um dos livros mais conhecidos sobre o tema é The Little Book of Hygge: The Danish Way to Live Well, (O Pequeno Livro de Hygge: O Jeito Dinamarquês de Viver Bem) de Meik Wiking, leitura recomendada a todos que gostam do assunto. Neste livro é possível encontrar um kit de sobrevivência para aqueles dias nada acolhedores.
O kit indica:
- Velas, que na falta de uma lareira são essenciais;
- Comida farta, alinhada ao conceito de slow food. Neste caso, devemos desfrutar também do processo de preparação dos alimentos;
- Um livro ou uma série favorita;
- Roupas confortáveis;
- Dar asas à imaginação utilizando papel ou um caderno ao invés de smartphone ou tablet.
Quando pensamos no projeto adequado a este estilo, muitas ideias vêm à tona. Como devemos estar conscientes de que essa tendência é um estilo de vida, devemos ficar atentos ao gosto e estilo do morador para projetar uma casa agradável.
Outro ponto importantíssimo é a iluminação! Fica interessante deixar uma luz difusa, nada de lâmpadas fluorescentes ou muito fortes. O segredo está em espalhar luzes mais fracas em diferentes pontos do ambiente (preferencialmente, onde há uma lareira ou um fogão à lenha), e também muitas velas, afinal os nórdicos possuem uma paixão por esses itens.
O estilo escandinavo com linhas limpas pode ficar mais aconchegante com elementos naturais, como objetos de madeira, cerâmica, pelegos, vime e plantas. Almofadas e mantas também ajudam a compor o clima.
Conclusão: conforto não é o único significado de Hygge! A essência é criar uma atmosfera gostosa, curtir o momento presente e as coisas boas da vida com quem se gosta. Esse é o jeito dinamarquês de viver.