Flat Lay é uma técnica onde os objetos que compõem a imagem são organizados em uma superfície plana e após isso são fotografados de cima. O intuito é valorizar as peças, seus detalhes e composição.
Apesar de que possa parecer novidade, essa técnica surgiu pela primeira vez em 1987, como nome de “Knolling”. Foi criada por Andrew Kromelow, um faxineiro da loja de Frank Gehry, que utilizou a técnica para organizar objetos que estavam ao redor da loja.
Foto por Zamurovic Photography
Em 2009 o escultor Tom Sachs passou a utilizar o método como forma de arte, chamando-o de “ABK – Always Be Knolling”. Isso fez com que ele ganhasse força, ficando conhecido e recebendo uma abordagem mais flexível, como conhecemos hoje.
Foto por Bogdan Sonjachnyj
A técnica Flat Lay tornou-se tendência primeiro pelo fato de que nós, como bons seres humanos, amamos a ordem… Vivendo em uma época onde somos bombardeados por informações de todo o tipo e de todos os lados, algo que venha para simplificar e organizar as informações sempre é bem-vindo. Vide o caso de listas, planners, moodboards e assim por diante.
Foto por happydancing
Diferentes ramos podem fazer uso dessa técnica: cinema, fotografia, gastronomia, moda, etc. Sempre com o objetivo de mostrar da melhor forma o objeto através de composições organizadas e detalhadas.
Foto por Bogdan Sonjachnyj
Vista panorâmica, top shot ou vista do olho de Deus são os nomes dados a essa tendência no cinema, principalmente nos filmes de suspense. Graças ao cineasta Wes Anderson, o Flat Lay passou a ser usado em sua essência, mostrando objetos agrupados, compartilhando momentos íntimos e detalhes da rotina de algum personagem.
Foto por STIL
A moda certamente é a área que mais tem utilizado esse recurso, permitindo que os estilistas apresentam coleções inteiras de forma simples, barata e acessível. Além de mostrar detalhes das peças, é possível montar looks e composições inteiras em apenas uma foto.
Foto por STIL
Graças a plataformas com foco em imagens como o Pinterest, Tumblr e Instagram, as lojas virtuais viram no Flat Lay a oportunidade de envolver o cliente graças à organização transmitida pela união de diversas peças dispostas de forma sistemática, tornando-se um método quase indispensável para a facilitação do processo de compra.
Foto por Vlad Deep
Quando falamos em alimentação, o Flat Lay vem para emoldurar a transformação que estamos passando graças à ascensão de blogs focados em gastronomia. Com tal transformação, a origem e a preparação dos alimentos ganham destaque e o registro desses alimentos tanto em preparação quanto prontos demandam o cuidado que essa tendência valoriza.
Foto por Brooke Lark
Nós, como profissionais, podemos utilizar essa técnica para mostrar detalhes dos projetos e materiais escolhidos, alavancando a interação com os clientes nas redes sociais e gerando com isso curiosidade e interesse no nosso trabalho.
Ah… é claro que daremos aqui algumas dicas para você produzir um bom Flat Lay e conquistar de vez seus clientes:
Foto por Alena Ozerova
Iluminação: Uma característica essencial nesse estilo de imagem é o contraste, então opte por fazer imagens claras que destaquem os objetos. Luz natural é sempre uma boa pedida, porém, se não for possível, posicione a iluminação artificial de forma que não gere sombras.
Foto Olya P
Fundo: O ideal é utilizar fundos com cores neutras, que não tirem o foco dos objetos que estão em primeiro plano. Entretanto, nada impede um fundo mais chamativo, desde que combine com o restante da composição. O fundo pode ser confeccionado em tecido, papel ou madeira, dependendo do objetivo que se quer chegar.
Foto por ian dooley
Composição: Elenque uma peça principal para ficar em destaque e deixe isso bem claro, harmonizando com acessórios menores, livros, flores e elementos que não “briguem” com a peça principal.
Se você está começando, ângulos e simetria podem lhe ajudar. Com a prática você conseguirá colocar objetos desalinhados e ainda assim harmoniosos. Tudo é uma questão de equilíbrio visual.
Foto por K.Decor
Cores: Ter uma paleta pré-definida é essencial para manter a ordem. O básico é utilizar tom sobre tom, mas nada impede de você usar cores opostas que se complementam.
Com essas dicas você conseguirá dar um UP em suas mídias sociais e em qualquer outro lugar onde você ache propício usar essa tendência tão divertida!
por Refresher